Topo

Grêmio abraça "estilo pragmático" e valoriza reação do time com Felipão

Maxi Franzoi/AGIF
Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/08/2021 04h00

A reação do Grêmio no Campeonato Brasileiro tem enchido elenco, torcida e diretoria de esperanças. Com duas vitórias seguidas, o time já vê a chances de sair da zona de rebaixamento a curto prazo. No clube, o trabalho de Luiz Felipe Scolari é valorizado. O treinador tem sido elogiado pela gestão da crise do time. Mesmo que o futebol ainda seja "pragmático", nas palavras da diretoria.

O Grêmio tem 16 pontos no Brasileirão. Antes de Felipão, o time fez dois pontos em oito jogos. Com Scolari o desempenho é similar ao do Red Bull Bragantino, que está no G4.

Para a diretoria, o Grêmio atual tem jogado de forma objetiva, aprendendo a encarar alguns momentos de susto no decorrer dos jogos. Até conseguir pontos e confiança para arriscar mais. A ideia de atuar de forma direta, e até migrando para postura defensiva ao longo das partidas, ajuda a entender o tamanho da preocupação que paira na Arena do Grêmio.

"Eu sempre imaginei um Grêmio competitivo. Buscando os pontos necessários, aqueles que precisamos nesse momento. Num segundo momento, sabedor de como devemos jogar e nos comportar no jogo. Fazer aquilo que nós treinamos. E acho que nós estamos, aos poucos, melhorando", disse Felipão depois do jogo com o Bahia, no sábado (21).

Contratado em julho, Luiz Felipe Scolari já comandou o Grêmio em 12 jogos, somando Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. São sete vitórias, dois empates e três derrotas.

"O Grêmio está sendo um time absolutamente pragmático até encontrar um ponto de equilíbrio. Mas o que temos que fazer neste momento é não perder, pontuar e depois, se possível, ganhar. Dentro de um conceito que é exatamente o conceito de recuperação. E acho que isto está sendo posto em prática de maneira muito correta e consciente por parte da comissão técnica, dos jogadores que assimilam tudo isso. Com suporte da comissão técnica. Nós entramos nessa e nós vamos sair dessa", discursou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

O Grêmio volta a campo diante do Flamengo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (25). No sábado, o time de Felipão recebe o Corinthians em jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A única certeza nas duas partidas é que o time vai continuar atuando como nas partidas mais recentes.