Topo

Grêmio vê luta contra Z4 "bem melhor" e até ensaia plano por Libertadores

Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Lucas Uebel/Gremio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

23/08/2021 04h00

As contas do Grêmio foram atualizadas. Depois de vencer o Bahia no sábado, pelo placar de 2 a 0, o time gaúcho ganhou respiro na tabela e o ambiente ficou mais leve. Mesmo que ainda esteja na zona do rebaixamento, o clube enxerga que está "bem melhor" na luta contra a queda. E até já começou a esboçar, acreditem, um plano para tentar chegar à Copa Libertadores, ou seja, ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio soma 16 pontos, um a menos que o Fluminense, primeiro time fora do Z4. O cenário poderia ser ainda mais palatável, mas o Cuiabá venceu o Palmeiras em São Paulo e foi a 20 pontos. O cálculo gremista no vestiário nem foi em cima deste parâmetro.

Em uma das respostas sobre o momento do Grêmio, Felipão disse que as duas vitórias seguidas tornaram a situação "bem melhor". O treinador, no entanto, pediu calma em outro trecho da entrevista coletiva.

"Acho que nós estamos, aos poucos, melhorando. Mas nada de dizer que está pronto. Não, não, falta muita coisa. Se nós conseguirmos sair dessa situação incômoda que estamos, vai ser o primeiro passo na reconstrução que o Grêmio precisa", disse Luiz Felipe Scolari.

Nos bastidores, a leitura é que o Grêmio atual tem atuado no limite para somar pontos e ganhar confiança. O segundo item já é citado como algo que melhorou no dia a dia. Entre os dirigentes, a reação com vitórias, contratações que somam mais de R$ 45 milhões e volta de lesionados até abrem brecha para um plano que agora pode até soar ousado.

"(Elenco) Suficiente para quê? Para sair da zona de rebaixamento? Chegar em situação intermediária? Chegar na Libertadores? O último clube na zona da Libertadores está há oito pontos de nós. Tem times no Campeonato Brasileiro que passam por enormes problemas no primeiro turno, mas fazem bom segundo turno. Quer dizer, vamos manter o foco em sair da situação e depois ver onde podemos chegar", comentou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, em entrevista coletiva.

O Grêmio volta a campo contra o Flamengo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (27). No final de semana, o clube gaúcho recebe o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. O Timão é justamente o primeiro a aparecer na zona de classificação à Copa Libertadores de 2022.