Topo

Cruzeiro

Luxa comemora vitória, fala em 'pijama training' e convoca torcida

Vanderlei Luxemburgo durante o jogo entre Náutico e Cruzeiro pela Série B - Paulo Paiva/AGIF
Vanderlei Luxemburgo durante o jogo entre Náutico e Cruzeiro pela Série B Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2021 22h19

O técnico Vanderlei Luxemburgo cunhou a expressão "pijama training" há uns anos para ilustrar em coletivas que os atletas precisam de descanso entre uma partida e outra. Novamente o treinador usou o termo, agora após a vitória do Cruzeiro em cima do Náutico, hoje (17), na 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Resultado que garantiu algumas posições de forma provisória e o 14º lugar na tabela de classificação.

Luxa comemorou o triunfo no estádio dos Aflitos, em Recife, e disse que agora os jogadores terão um período de "pijama training" antes de trabalharem muito para o jogo contra o Confiança, marcado para sexta-feira (20), às 21h30, no Mineirão, na 20ª rodada da Segunda Divisão.

"É perseverar, trabalhar muito, recuperação agora, pijama training, para o jogo seguinte em casa, contra o Confiança, um jogo de decisão", disse o treinador.

Agora, Luxemburgo vislumbra um Cruzeiro diferente no segundo turno da competição. E a intenção do treinador é mostrar isso já contra o Confiança, na próxima sexta-feira (20), às 21h30, no Mineirão, no primeiro compromisso do returno da Série B.

"É um campeonato totalmente diferente. Joguei bastante campeonato de pontos corridos e quando você joga o primeiro turno você sabe que tem o segundo jogo contra o mesmo adversário. Quando entra no returno, não tem mais o segundo jogo contra o adversário. Então, o emocional muda completamente, todo mundo vai ter que arriscar um pouco mais, jogar um pouco mais, quem está na zona de baixo vai ter que arriscar um pouco mais, quem está em cima vai ter que arriscar um pouco mais, quem está no meio vai querer buscar. É um campeonato totalmente e emocionalmente diferente", comentou.

Luxa garantiu empenho pelas vitórias, e voltou a falar em acesso, mesmo ressaltando que a missão é difícil.

"Vamos trabalhar visando o acesso à Primeira Divisão. É duro, difícil, porque estamos atrasados. A história do futebol mostra que é possível. O Flamengo, faltava poucas rodadas, e bateu campeão Brasileiro [em 2009]. Quantas vezes isso não aconteceu", indagou.

O treinador contará com um reforço especial para o próximo jogo: o torcedor. O Mineirão está autorizado a receber 30% da capacidade de seu público, algo em torno de 16 mil torcedores, seguindo protocolos de segurança sanitária. O retorno da torcida cruzeirense ao estádio só poderá acontecer por uma liminar que o departamento jurídico da equipe conseguiu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"Vou convocar o centroavante da equipe, não é o 12º jogador. O primeiro que chega, prepara as bandeiras, se prepara todinho e toda a história para receber os jogadores. Convocar esse centroavante para fazer lotação máxima nos 30% do Mineirão, porque vamos precisar de vocês. É um segundo turno que teremos dez jogos em casa contra nove jogos fora. Essa torcida será fundamental", pediu, ressaltando que a presença do torcedor é para apoiar.

"Não adianta ir para o estádio para vaiar, não precisamos disso. Precisamos do apoio, do Cruzeiro unido em busca do objetivo de ir em busca da Primeira Divisão. Se nós racharmos o Cruzeiro não vamos a lugar nenhum. Apoio do torcedor é fundamental, os jogadores estão mudando o comportamento, empenhados em buscar alguma coisa, se sacrificando, se doando pela vitória. Houve uma mudança de mentalidade, de comportamento dentro do campo de jogo", frisou.

Luxa falou também de um esforço da diretoria por "coisas que precisam ser feitas". E indicou que se gastar um pouco mais no momento, com o retorno à Série A o clube terá o retorno investido.

"Peço ao torcedor, aos dirigentes, temos uma série de coisas que precisam ser feitas em conjunto, mesmo o Cruzeiro em dificuldade, essas coisas precisam ser feitas, para brigarmos pelo objetivo maior que é voltar à Primeira Divisão. Voltando à Primeira Divisão, algumas coisas que vocês gastem um pouco a mais, vem uma cota maior, marketing melhor e vender o produto Cruzeiro. Tudo isso faz parte do processo de ir para a Primeira Divisão. Meu centroavante, 30%, lotação máxima, jogando com o time, apoiando a equipe para conseguirmos uma boa vitória. Sempre é difícil conquistar uma vitória, mas vamos confiantes enfrentar o Confiança, e contamos com o centroavante para ajudar a gente", afirmou.

Cruzeiro