Topo

Cruzeiro

Campanha do Cruzeiro neste primeiro turno da Série B será pior que em 2020

Terceiro técnico do Cruzeiro no ano, Luxemburgo tem missão complicada à frente da Raposa na Série B de 2021 - Bruno Haddad/Cruzeiro
Terceiro técnico do Cruzeiro no ano, Luxemburgo tem missão complicada à frente da Raposa na Série B de 2021 Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2021 04h00

O Cruzeiro fechará o primeiro turno da Série B do Brasileiro de 2021 hoje à noite (1), contra o Náutico, às 19h (de Brasília), no estádio dos Aflitos, em Recife. O nome do local do jogo da 19ª rodada transmite um pouco daquilo que sente o torcedor celeste nesta altura do campeonato: aflição pela condição da equipe, que ocupa apenas o 16º lugar — com 18 pontos —, só uma posição acima da zona do rebaixamento.

A campanha celeste em 18 jogos neste ano tem três vitórias, nove empates e seis derrotas, somando aproveitamento de 33,3%. Campanha pior do que a alcançada em 2020 nesta mesma fase da competição. Com um fator importante a ser destacado: a punição executada pela Fifa.

Apesar de o Cruzeiro ter apresentado apenas 17 pontos na tabela de classificação ao fim da 18ª rodada da Série B do ano passado [ocupava a 18ª posição], o clube na realidade conquistou 23, obtendo à época seis vitórias, cinco empates e sete derrotas. Mas, como foi punido pela Fifa e perdeu seis pontos — por dívidas com outros clubes —, começou a competição com pontuação negativa, e precisou de duas rodadas, enquanto outros pontuavam, para tirar o prejuízo.

No ano passado, o somatório de pontos indicava um desempenho de 42,59% da Raposa uma rodada antes do fechamento do primeiro turno. Ao fim das 19 rodadas, a equipe somou 20 pontos descontando a punição da Fifa. Não fosse isso, seriam 26 pontos garantidos na primeira metade da disputa.

"Eu vejo o progresso na equipe e agora é continuar botando a cabeça dos jogadores no lugar e continuar trabalhando. Falta mais um jogo do primeiro turno e 19 jogos do segundo turno, aonde eu vejo esse crescimento. Esse crescimento dá para a gente uma sensação de que coisa boa pode acontecer", analisou Vanderlei Luxemburgo, o terceiro treinador celeste na Série B nesta temporada.

O Cruzeiro não sabe o que é perder na Série B há cinco rodadas, mas acumula muitos empates e isso impede o time de escalar a classificação. A sequência recente do time celeste mostra empates com o Vila Nova [0 a 0], Londrina [2 a 2], vitória sobre o Brusque [2 a 1], e empates com Vitória [2 a 2] e Sampaio Corrêa [1 a 1].

Chances de queda e acesso

Segundo o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Belo Horizonte), o Cruzeiro tem apenas 0,68% de chance do acesso à Série A no ano que vem. Em contrapartida, os números apontam quase 34% de possibilidade de queda à Terceira Divisão.

Cruzeiro