Topo

Cruzeiro

Cruzeiro vence o Náutico e ganha moral para início do returno da Série B

Thiago comemora gol do Cruzeiro contra o Náutico na Série B - Paulo Paiva/AGIF
Thiago comemora gol do Cruzeiro contra o Náutico na Série B Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Do UOL, em Belo Horizonte

17/08/2021 20h54

O Cruzeiro chegou à segunda vitória sob o comando do técnico Luxemburgo e, na noite de hoje (17), bateu o Náutico por 1 a 0, no estádio dos Aflitos, em Recife, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da Raposa foi marcado pelo atacante Thiago, que mostrou estrela e balançou as redes de Jefferson em seu primeiro toque na bola.

A vitória encerra uma sequência de três empates do Cruzeiro, que agora sobe na tabela de classificação e chega provisoriamente ao 14º lugar com 21 pontos. Já o Náutico amarga a quinta derrota consecutiva e o sexto jogo sem vitória, colocando muita pressão no trabalho do técnico Hélio dos Anjos —depois de liderar a competição por seguidas rodadas. O Timbu é o sexto colocado, mas pode perder posições com o fechamento da rodada.

Agora o Cruzeiro volta a campo na próxima sexta-feira (20), no returno da Série B, e enfrenta o Confiança, às 21h30, no Mineirão. O Náutico visita o CSA, no estádio Rei Pelé, daqui uma semana, na terça-feira que vem (24), às 21h30.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, mas de nível baixo, com ambas as equipes disputando muito a bola e criando pouco. O Náutico ficou mais com a posse, mas sem efetividade, parando na forte marcação do Cruzeiro. A Raposa até apareceu com certa força no ataque, porém não calibrou a pontaria e não deu um grande susto no goleiro Jefferson.

O segundo tempo foi um pouco melhor, com as equipes buscando mais o ataque, o que deixou o jogo mais aberto. Mesmo assim faltou qualidade e sobrou transpiração, características típicas de um jogo da Série B. O gol do jogo foi marcado em um lance rápido, com o atacante Thiago, no fim da segunda etapa.

Técnicos nervosos

Vanderlei Luxemburgo e Hélio dos Anjos apresentaram uma característica em comum no jogo. Ambos os treinadores se exaltaram muito em suas áreas técnicas. O treinador celeste cobrou melhor posicionamento dos jogadores, usou palavrões para xingar quando o posicionamento dos atletas estava errado ou quando um passe não saia com qualidade.

O comandante celeste ainda reclamou com o árbitro Marcelo de Lima Henrique de jogadas mais fortes no jogo: "Vão tomar vermelho daqui a pouco. É só porrada, porrada, porrada", e foi repreendido pelo dono do apito: "Eu vou ter que ir aí te dar o amarelo", chegou a dizer de Lima Henrique.

No segundo tempo o treinador reclamou mais: "Impressionante. Vocês estão vendo que a porrada está comendo e deixam. Daqui a pouco quebram um aí", falou pouco antes dos 15 minutos da etapa final.

Já o comandante do Náutico cobrava melhor trabalho do árbitro e auxiliares, conversava com seus jogadores, e esbravejou em muitos momentos. Por isso, também levou um puxão de orelha de Marcelo de Lima Henrique por esse comportamento mais acintoso.

Tombo de treinador

Hélio dos Anjos protagonizou ainda um tombo no estádio dos Aflitos. Ele estava caminhando na área técnica, acelerado e nervoso, quando escorregou e foi ao chão. Logo levantou indicando dor e se dirigiu ao banco de reservas. Por lá ficou quieto por alguns minutos antes de voltar para a beirada do gramado.

Uniforme novo

O Cruzeiro lançou seu uniforme número três nesta terça-feira (17). A indumentária homenageia o Palestra Itália, clube fundado em 1921 e que deu origem ao time celeste. A camisa será usada pela primeira vez na primeira rodada do returno, contra o Confiança, na sexta-feira, no Mineirão.

Quem foi bem: Fábio e Thiago

O goleiro da Raposa fez defesa importante em uma cabeçada perigosa de Camutanga. O atacante da Raposa mostrou estrela, e em seu primeiro lance balançou as redes.

Quem foi mal: Dudu e Jefferson

O jovem atacante do Cruzeiro ganhou a chance de começar como titular, mas ficou devendo. Perdeu chance no ataque, foi displicente em alguns lances e levou alguns puxões de orelha de Luxemburgo enquanto esteve em campo. O goleiro do Náutico falhou no lance do gol da Raposa, ao rebater para o meio da área uma cobrança de falta de Eduardo Brock.

Cronologia do jogo

Aos 37 minutos do segundo tempo, Eduardo Brock soltou a bomba em cobrança de falta. O goleiro Jefferson não segurou e deu rebote, e Thiago chegou para conferir e abrir o placar: 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 0 X 1 CRUZEIRO

Motivo: 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data e horário: 17 de agosto de 2021, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Gol: Thiago (37' 2ºT)
Cartão amarelo: Djavan (NAU); Adriano (CRU)
Cartão vermelho: Não houve

NÁUTICO: Jefferson; Hereda (Thassio), Rafael Ribeiro, Camutanga e Rafinha; Djavan, Rhaldney (Tailson); Jean Carlos e Yago Dias (Marciel); Vinícius e Caio Dantas (Paiva). Técnico: Hélio dos Anjos.

CRUZEIRO: Fábio; Norberto, Eduardo Brock, Ramon e Matheus Pereira; Adriano (Flávio), Rômulo e Giovanni (Claudinho); Dudu (Rafael Sóbis), Bruno José (Wellington Nem) e Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na Ficha Técnica, Giovanni foi substituído por Claudinho, e não por Giovanni. O erro foi corrigido.

Cruzeiro