Topo

Corinthians

Com reforços, Corinthians tem seu melhor desempenho em passes no Brasileiro

Renato Augusto e Giuliano festejam gol do Corinthians contra o Ceará  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Renato Augusto e Giuliano festejam gol do Corinthians contra o Ceará Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 04h00

As presenças de Renato Augusto e Giuliano em campo pelo Corinthians já surtiram um resultado positivo para o clube do Parque São Jorge. Além da vitória diante do Ceará, por 3 a 1, a equipe conseguiu, pela primeira vez desde o início do Campeonato Brasileiro, mais de 600 passes em uma mesma partida da competição nacional.

Não à toa, o técnico Sylvinho classificou o desempenho de ontem (15) como o melhor do Corinthians sob o seu comando. Além da vitória, o Alvinegro conseguiu se impor diante do adversário e registrou seu melhor índice de passes no Brasileirão. Ao todo, foram 631 tentativas de passe com um índice de aproveitamento de 87% — uma das melhores marcas da equipe na temporada.

A título de comparação (veja o gráfico abaixo), o pior desempenho do Corinthians neste fundamento foi na 12ª rodada, contra o Atlético-MG, também na Neo Química Arena. Naquela ocasião, o time tentou 363 passes, errou 89 e conseguiu um aproveitamento de 75% das tentativas.

Gráfico - Flourish - Flourish
Desempenho de passes do Corinthians no Campeonato Brasileiro
Imagem: Flourish

Os bons números possuem relação direta com a entrada dos dois reforços recém-contratados. Escalado como titular, o meia Giuliano tentou 47 passes ao longo da partida e errou apenas um. Além disso, participou da construção da jogada do segundo gol, marcado por Adson, e ainda deu uma assistência para Renato Augusto no segundo tempo.

"Vamos fazendo o processo de construção, é um processo lento, chato, mas é natural. É assim que funciona. A vitória e a performance foram importantes, e isso nos deixa felizes", explicou o contente Sylvinho ao fim da partida.

O próximo compromisso do Corinthians acontece no domingo (22), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória de ontem, o Timão encostou no G6 e o duelo com o Furacão é um confronto direto na briga da equipe por uma vaga na Copa Libertadores da próxima temporada.

Corinthians