Topo

Corinthians

Sylvinho reconhece méritos e fala em 'melhor performance' do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 19h24

O técnico Sylvinho deixou a Neo Química Arena feliz da vida com a performance do Corinthians diante do Ceará e a consequente vitória, por 3 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida que marcou o retorno de Renato Augusto ao clube do Parque São Jorge, o comandante viu Adson marcar dois gols e sua equipe ter uma atuação convincente após seguidos tropeços.

"Grande performance. Vínhamos de um jogo passado com grande performance no jogo inteiro, onde lá atrás nesse jogo (contra o Santos, na Vila Belmiro) se tivesse um vencedor teria de ser o Corinthians. Repetimos um primeiro tempo muito bom, obviamente nossa melhor performance porque acaba com gols e, quando isso acontece, o resultado te beneficia. Nossa melhor performance no campeonato, importante e uma grande vitória", analisou o treinador.

Com os três pontos conquistados em Itaquera, o Corinthians soma 21 no Campeonato Brasileiro e volta a integrar o grupo dos dez primeiros colocados. O clube agora mira uma vaga na Copa Libertadores da próxima temporada e, para isso, conta com o futebol dos recém-chegados Giuliano e Renato Augusto. O camisa 8, inclusive, apesar do gol marcado nesta tarde, ainda está longe do seu ideal físico e técnico.

"Muito importante a maturação de atletas jovens e também os atletas mais experientes que estão aparecendo. O Renato ainda não está pronto, sorte que temos por regra a chance de levarmos 12 atletas para o banco. Vamos fazendo o processo de construção, é um processo lento, chato, mas é natural. É assim que funciona. A vitória e a performance foram importantes, e isso nos deixa felizes", explicou Sylvinho, mais uma vez batendo na tecla de que sua equipe não está pronta e precisa de alguns ajustes.

Na próxima rodada, o Corinthians visita o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em um confronto direto pelo G6 do Campeonato Brasileiro. O duelo em Curitiba acontece no domingo (22) e será válido pela 17ª rodada da competição nacional.

Veja outros trechos da entrevista coletiva de Sylvinho:

Sobre posicionamento de Renato Augusto

"O Renato é um atleta experiente, de muita qualidade. Ainda não está pronto, mas já sabíamos da importância de poder utilizá-lo por 30 minutos. Ele pode jogar pelo lado esquerdo, mas obviamente pela experiência e qualidade do atleta ele também pode jogar pelo lado direito caso haja necessidade. Em algum momento, dependendo do trio, ele pode também jogar como primeiro volante. Foi uma grande reestreia, com gol, ajudando muito a equipe. Ele ajudou muito o Gabriel, é um atleta versátil e que nos ajuda bastante".

Sobre atuação de Adson

"Um atleta que vem da base, com qualidade e em processo de apuração. A princípio, o indício do atleta era jogar no lado contrário, mas essa construção rápida colocamos ele por ali. É um atleta que tem gol, tem sede de pisar na área. Foi muito bom, é bom contar com esses atletas que estão maturando e nos ajudando nesse processo".

Sobre ausência de Luan

"Grandes atletas sempre podem jogar juntos e a história prova isso. Quando eu digo que o Luan está treinando muito bem, também digo que todos estão treinando muito bem. Existe um processo natural de competitividade dentro do elenco que é muito saudável. O Luan, assim como todos os atletas do elenco, estão treinando bem. O Luan teve um processo conosco de um falso 9, é um atleta de boa mobilidade e qualidade técnica. Em determinado momento, teve uma lesão e o Jô assumiu a função. O Luan, com a qualidade que ele tem, pode jogar de falso 9, pode jogar no meio de campo. É uma questão de processo e está aberto. Todos estão tendo um processo".

O Corinthians agora tem peças para montar um time competitivo?

"Estamos bem alinhados com a diretoria desde que aceitamos o convite da diretoria. É um clube gigante, de uma história memorável e sabemos que está em um processo de reconstrução".

Sobre troca de posicionamento entre Mosquito e Adson

"O Adson é um atleta que sinalizou jogar pelo lado direito. Descobrimos ao longo dos treinamentos que o lado invertido deixa ele mais posicional. O que eu quero dizer com isso? Vamos lá: pelo lado direito ele bagunçava um pouco mais, mas não conseguia fazer a jogada final. Pela esquerda, ele pode ser um pouco mais posicional e tentar o gol. Temos algumas jogadas ensaiadas em que o Adson flutua e temos uma jogada de escanteio em que ele troca com o Gustavo para fazer a compactação ofensiva. Há também uma terceira variação dele com o Gustavo, é momentânea, para que eles joguem com o pé trocado. O Adson tem muita dinâmica, corre muitos quilômetros e pisa na área".

Qual o nível de satisfação com o atual elenco do Corinthians?

"Quando recebo um convite do Corinthians isso me dá satisfação por trabalhar em um clube enorme. Muitas vezes estamos chateados com performance, mas independente dos atletas que estão chegando ou não, precisam de maturação. A resposta não é nossa, é deles (atletas). A satisfação é trabalhar no Corinthians e, trazendo para a partida de hoje, a satisfação é ver o torcedor passando um final de dia feliz porque é isso que ele quer. É um resultado positivo que nos dá grande satisfação e alegria".

O Renato entra na vaga do Roni?

"Parte sim. Por incrível que pareça, assim que entrou o Renato ganhou uma ou duas bolas, o time se posicionou bem, teve acesso ao campo adversário e depois fomos fazendo outras trocas para manter o time bem. O Renato é um atleta versátil, pode jogar pelo lado direito. Fisicamente e geneticamente, é um atleta potente e forte que vai ajudar bastante o setor de meio de campo. A experiência dele também vai ajudar muito. Ainda não está pronto, a parte da fisiologia junto com a técnica vão sinalizar quando ele estiver pronto".

Sobre cobrança mais intensa após chegada de reforços

"É uma grande responsabilidade ser o treinador do Corinthians. Estou preocupado em fazer um grande trabalho, ver os atletas amadurecendo, um time organizado em campo, sabendo o que tem que ser feito. A entrega e a performance que nosso torcedor exige. Sabemos o que é o Corinthians e estamos felizes por este momento. É uma grande satisfação trabalhar no Corinthians".

Léo Natel segue nos planos?

"A chegada de alguns atletas eleva o nível de competitividade dentro do grupo. Eu conto com todos. Até o momento, com todos os atletas, temos trabalhado arduamente no clube e analisando todos. São os atletas que respondem para nós. Conto com todos até que não me provem o contrário. São atletas do clube e conto com eles".

Sobre recuperação de Gustavo Mantuan

"O Mantuan é um jogador de qualidade, potente e, que desde a nossa chegada, estava em transição. É um atleta que estamos tendo os cuidados, está liberado pelo departamento médico e temos olhado com muito carinho. Há um período, ele teve uma bola que tocou no tornozelo, virou o pé e ele ficou preocupado. O atleta está se refazendo e vamos com cuidado. Esperamos que essa etapa se apresse e os feedbacks sejam melhores".

Corinthians