Topo

Atlético-MG

Cuca revive lembranças do tempo de jogador no Atlético-MG x Juventude

Como jogador, Cuca teve duas passagens pelo Juventude, adversário do Galo na 15ª rodada do Brasileirão - Pedro Souza/Atlético-MG
Como jogador, Cuca teve duas passagens pelo Juventude, adversário do Galo na 15ª rodada do Brasileirão Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

08/08/2021 04h00

O Atlético-MG entra em campo para enfrentar o Juventude hoje (8), às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de serem equipes com objetivos diferentes na competição, o Galo lutando pela liderança e os gaúchos para permanecer na elite nacional, os dois clubes têm em um ponto importante em comum: Cuca, que já fez história por ambos.

Atual técnico do Atlético-MG, em sua segunda passagem pelo Alvinegro, Cuca despontou para o futebol nos anos 1980 com a camisa do Juventude, quando tinha 21 anos. Há mais de 36 anos o então garoto Alex Stival chegava para defender o time de Caxias do Sul, contratado em 1985 pelo presidente Luis Carlos Festugatto, junto ao Santa Cruz (RS).

E o confronto entre mineiros e gaúchos hoje fará o treinador relembrar o início de sua trajetória no futebol. A primeira passagem de Cuca no Juventude durou dois anos. Em 1986 se destacou no time que terminou como campeão do interior no Campeonato Gaúcho. Suas atuações chamaram a atenção do Grêmio, para onde se transferiu em 1987, e também escreveu bela história, inclusive com gol do título na primeira Copa do Brasil, em 1989.

Depois de sair do Grêmio e rodar por Valladolid (ESP), Internacional, Palmeiras, Santos, Portuguesa e Remo, voltou ao Juventude em 1995, para a disputa do Brasileiro. O Papo terminou a competição na 11ª colocação com 35 pontos, e Cuca atuou em 23 partidas no Nacional.

De acordo com o portal "O Gol", Cuca fez no geral 40 jogos pelo Juventude e marcou 27 gols em suas duas passagens pelo Alfredo Jaconi. Mesmo sem ter trabalho como treinador na equipe, recebeu em 2013 uma homenagem da imprensa local, tendo o seu nome citado na seleção dos 100 anos do clube.

Depois do Juventude, Cuca passou pela Chapecoense e Coritiba, onde encerrou a carreira de jogador.

"Mas vai ser jogo complicado e existe toda essa logística de volta, de ida para Caxias, adversário que não jogou no meio de semana, que se prepara para jogar com a gente, e a gente tem que passar por todas essas adversidades", analisou o treinador, quatro dias antes do confronto Galo x Juventude.

Como treinador, desembarcou no Galo pela primeira vez em 2011, livrando o clube do rebaixamento naquela temporada. Em 2012 foi vice-campeão brasileiro, e no ano seguinte faturou o maior título até então da história atleticana: a Copa Libertadores de 2013. Por essa conquista o Juventude, à época, parabenizou o técnico com uma nota oficial em sua página oficial na internet.

"O Esporte Clube Juventude parabeniza o Atlético-MG pelo título da Copa Libertadores da América. Toda conquista tem por trás um grande líder e o técnico Cuca soube guiar o time com sabedoria. Jogador do Juventude em 1985 e 1986, fez parte de um elenco que contava o técnico Levir Culpi e com o preparador físico Celso Roth. Após deixar o clube e assinar com o Grêmio, passou pelo futebol espanhol e clubes como Internacional, Palmeiras e Santos, até voltar ao próprio Juventude, em 1995. Um ano depois, encerraria a carreira para se tornar um dos grandes treinadores de futebol do Brasil", dizia o texto publicado no dia 25 de julho de 2013.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE X ATLÉTICO-MG

Motivo: 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data e horário: 8 de agosto de 2021, às 16h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA/GO)

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Michel Macedo (Paulo Henrique), Didi, Rafael Forster (Cléberson) e Alyson (William Matheus; Dawhan, Ricardinho, Matheus Jesus e Wescley; Paulinho Bóia e Roberson (Ricardo Bueno). Técnico: Marquinhos Santos.

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Igor Rabello (Nathan Silva), Réver e Dodô; Jair, Alan Franco, Dylan Borrero, Nathan e Hyoran; Hulk. Técnico: Cuca.

Atlético-MG