Topo

Atlético-MG

Arana é o terceiro jogador do Atlético-MG a faturar ouro olímpico

Do UOL, em Belo Horizonte

07/08/2021 11h22

A seleção brasileira sub-23 faturou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio na manhã de hoje (7), após vencer a Espanha na final por 2 a 1, na prorrogação, no estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Com a vitória "brazuca", o lateral esquerdo Guilherme Arana, um dos destaques do Brasil na decisão, se tornou o terceiro jogador do Atlético-MG a ganhar o ouro em Olimpíadas. O gol decisivo no duelo foi marcado pelo atacante Malcom, no tempo extra, após Matheus Cunha e Oyarzabal balançarem a rede no tempo normal.

Titular do time brasileiro, Arana se junta ao goleiro Uilson e ao também lateral esquerdo Douglas Santos, campeões olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, e que à época vestiam a camisa atleticana. Portanto, pela segunda vez o Galo tem atleta de seu elenco representando o Brasil com medalha de ouro em Jogos Olímpicos.

Arana é o sétimo jogador de futebol ligado ao Galo a disputar uma olimpíada. A lista começa com o meia Ângelo, em 1972, nos Jogos de Munique, na Alemanha. Em 1976, o ponta Marinho esteve no grupo que participou da competição em Montreal, no Canadá.

Marinho, diferentemente do que apontam alguns registros, não estava no Santos à época, mas, sim, no Atlético-MG. O ponta foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1985, mas com a camisa do Bangu, vice-campeão Brasileiro naquele ano.

Em 1988 o atleticano que serviu o Brasil na modalidade futebol nos Jogos Olímpicos foi o zagueiro Batista, que disputou a competição em Seul, na Coreia do Sul, onde os brasileiros faturaram a medalha de prata.

Em 1996 o jogador do Galo que disputou a olimpíada de Atlanta, nos Estados Unidos, foi o zagueiro Ronaldo Guiaro.

Comissão técnica

O preparador de goleiros do Atlético-MG, Rogério Maia, também integra a comissão técnica de André Jardine em Tóquio, e ganha o status de bicampeão olímpico. Ele também estava no grupo campeão Olímpico em 2016.

Atlético-MG