Topo

Grêmio

Xodó da torcida vira solução para posição em crise no Grêmio

Guilherme Guedes, lateral esquerdo do Grêmio, durante Recopa Gaúcha - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Guilherme Guedes, lateral esquerdo do Grêmio, durante Recopa Gaúcha Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2021 04h00

Depois de tanto ouvir os anseios da torcida, Luiz Felipe Scolari finalmente vai ceder. Guilherme Guedes será titular da lateral esquerda do Grêmio no duelo de hoje (24) com o América-MG, na Arena. O jovem de 22 anos entrará encarregado de provar que aqueles que pedem sua titularidade estão corretos, e de quebra encerrar a crise no flanco canhoto.

Não faltam opções. Diogo Barbosa e Cortez são jogadores mais experientes e receberam várias oportunidades para firmar uma titularidade por ali. O que não tem ocorrido é uma sequência de boas partidas.

Diogo tem perfil mais ofensivo, porém nem mesmo no ataque está contribuindo como antes. Sua taxa de participação em lances efetivos caiu bastante e os defeitos na marcação seguiram presentes, gerando instabilidades e a saída do time.

Cortez é um atleta que defende melhor e usa seu vigor físico para combater a falta de refino técnico. No entanto, também não tem conseguido se firmar e recuperar as melhores atuações que já teve vestindo azul, branco e preto.

Nesta lacuna, Guedes surgiu. Recuperado de uma série de quadros clínicos, ele terá oportunidade de espantar o "fantasma" da ala esquerda. Desta vez suportado por três zagueiros, no 3-5-2 montado por Scolari, terá liberdade para chegar ao ataque e participar efetivamente de criações em parceria com Jean Pyerre e os volantes.

Mas a falta de ritmo deve ser empecilho. Ele atuou em apenas uma partida nesta temporada, no mês passado, contra o Santa Cruz-RS, pela Recopa Gaúcha. O Tricolor usou equipe suplente.

Ao todo Guilherme soma apenas 11 partidas na equipe principal. Foram quatro em 2018, seis em 2020 e uma neste ano.

O Tricolor valoriza demais o confronto com América-MG. Em penúltimo, depois de conquistar a primeira vitória no Brasileirão contra o Fluminense, bater o rival mineiro pode simbolizar um passo adiante na retomada do ambiente positivo. E ainda —mais importante por ora— colocar a equipe mais perto de deixar a zona de rebaixamento.

O duelo está marcado para as 17 (de Brasília), na Arena.

Grêmio