Topo

Felipão cita "chances de ouro" e lamenta erros do Grêmio contra a LDU

Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2021 22h34

Luiz Felipe Scolari tem muitos motivos para lamentar. Hoje (20), depois de o Grêmio levar 2 a 1 da LDU, em Porto Alegre, e ser eliminado da Copa Sul-Americana, o treinador falou que a equipe desperdiçou oportunidades de ouro no confronto, criticou indiretamente a arbitragem e lamentou erros de marcação. Ainda assim, o tom de Felipão foi de resignação e atenção ao futuro. Ao Campeonato Brasileiro, onde o time ainda está na zona do rebaixamento com seis pontos.

O problema é que o Grêmio venceu a LDU em Quito e saiu na frente em Porto Alegre. A eliminação, então, veio depois da virada do time equatoriano. Alcivar, duas vezes, definiu a eliminação gremista.

"Eu acho que eu tenho que falar sobre os gols perdidos. O máximo que podemos falar de dois gols perdidos. Quando a gente tem a oportunidade, tem que acabar com o jogo logo. Tivemos lá em Quito uma oportunidade de ouro e não aproveitamos. Aqui, tivemos duas e não aproveitamos", disse Felipão.

O Grêmio repetiu a estratégia usada nos três jogos anteriores com Scolari: esperou o adversário ao máximo. No primeiro tempo, abriu o placar em lance isolado com Alisson e Diego Souza e assistiu a LDU chegar a quase 80% de posse de bola na Arena. Antes do intervalo, o time visitante empatou e no início da etapa final virou. A virada foi obtida em pênalti convertido por Alcivar.

A penalidade foi marcada após revisão no VAR. A jogada foi entre Jhojan Julio e Fernando Henrique, na linha de fundo. O Grêmio reclamou , e muito, a decisão. Na coletiva, Felipão foi mais sutil.

"E o lance do pênalti? Se ele, deu? Ele foi juiz da Copa América e interpreta da forma como pode interpretar. Nós interpretamos que houve falta antes, mas ele interpretou assim e temos que ficar quietos. Eles mandam no espetáculo", declarou o treinador.

Ao falar da postura do Grêmio, Scolari deu outro elemento sobre o jogo.

"Cedemos espaço porque a LDU é um bom time, tem qualidade e eles têm uma forma de jogar que nós nos perdemos na marcação em alguns momentos. Eles não ocupam posições especificas, mas trocam de posição a toda hora. E fazem nossos jogadores se perderem na marcação", apontou Felipão.

O Grêmio volta a campo contra o América-MG, sábado (24), pelo Campeonato Brasileiro. Na terça-feira seguinte, o time encara o Vitória pela Copa do Brasil.