PUBLICIDADE
Topo

Vasco

Vasco aguarda valorização com quarteto de "crias" na seleção olímpica

Paulinho, atacante da seleção olímpica, durante treino no CT do Palmeiras - Marco Galvão/CBF
Paulinho, atacante da seleção olímpica, durante treino no CT do Palmeiras Imagem: Marco Galvão/CBF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/07/2021 04h00

Classificação e Jogos

Mesmo na Série B, o Vasco terá a oportunidade de valorizar ativos com as Olimpíadas de Tóquio. No elenco do futebol masculino comandado pelo técnico André Jardine, quatro "crias" de São Januário estão presentes.

O goleiro Lucão e o zagueiro Ricardo Graça ainda pertencem ao Cruzmaltino - o clube possui 90% do primeiro e 75 % do segundo. Além da dupla, a seleção brasileira tem também o volante Douglas Luiz, hoje no Aston Villa (ING), e o atacante Paulinho, que atualmente defende o Bayer Leverkusen (ALE).

No caso de Douglas, o Vasco já não possui mais direitos econômicos, mas pode lucrar por meio do mecanismo de solidariedade da Fifa. Neste caso, uma possível futura venda do volante terá um percentual separado para a parceria com o "Mercado Bitcoin", no qual o Cruzmaltino disponibilizou uma carta de atletas para os investidores adquirirem criptomoedas.

Se um destes jogadores for vendido, parte deste mecanismo será revertido para recompensar quem investiu. Douglas tem sido monitorado pelo técnico Pep Guardiola há algumas temporadas e está no radar do Manchester City (ING).

Já no caso de Paulinho, o Vasco ainda possui 10% de seus direitos econômicos. O jovem ficou quase uma temporada inteira afastado por conta de uma lesão no joelho, mas é visto como uma das principais promessas do futebol brasileiro e é homem de confiança de André Jardine nas Olimpíadas.

Lucão é promessa; Graça oscila

Em relação à dupla que ainda pertence ao Vasco, o goleiro Lucão, de 20 anos, é visto como uma grande promessa e coleciona passagens por seleções brasileiras de base. A contratação de Vanderlei nesta temporada já foi um processo de "passagem de bastão", com o experiente arqueiro preparando seu sucessor.

Já Ricardo Graça integrou o elenco do Pré-Olímpico com André Jardine e também é visto como uma promessa. Porém, desde que foi efetivado ao profissional do Vasco viveu altos e baixos. Nesta temporada, não vinha atravessando uma boa fase e estava sendo reserva com o técnico Marcelo Cabo.

Vasco