Topo

Covid-19: vacinas da Sinovac doadas pela Conmebol chegam ao Brasil

Entidade informou que fez doação de 20 mil doses do imunizante; destas, 15 mil ficarão sob responsabilidade do governo federal - Reprodução/Twitter
Entidade informou que fez doação de 20 mil doses do imunizante; destas, 15 mil ficarão sob responsabilidade do governo federal Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

08/07/2021 10h56Atualizada em 08/07/2021 11h11

As vacinas contra a covid-19 prometidas pela Conmebol ao Brasil, pelo fato de o país aceitar receber a Copa América às pressas, chegaram ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã de hoje.

De acordo com a entidade, 20 mil doses do imunizante da Sinovac foram enviadas: destas, pouco mais de cinco mil serão destinadas ao "âmbito do futebol", enquanto a distribuição do restante ficará sob responsabilidade do governo federal.

A doação, ainda segundo a Conmebol, é "um gesto de solidariedade ao povo brasileiro" e "um reconhecimento ao país que sedia a Copa América".

O torneio em questão, que gerou mais de 140 casos de coronavírus entre pessoas envolvidas, será encerrado neste sábado (10) com o duelo entre Brasil e Argentina, no Maracanã.

A legislação brasileira proíbe que vacinas sejam compradas por empresas privados, a não ser que pelo menos metade delas seja doada ao SUS.

"As vacinas doadas pela Conmebol chegaram ao Brasil! Ao todo, chegaram ao aeroporto de Guarulhos 20 mil doses do imunizador fabricado pela Sinovac Biotech Ltda. Pouco mais de 5 mil doses irão para o âmbito do futebol, enquanto o governo brasileiro decidirá o destino do restante. Juntos vamos derrotar a pandemia!", escreveu a Conmebol.