Topo

Botafogo também é rebaixado no Brasileirão Feminino

Equipe do Botafogo antes de partida contra o São José (SP) pelo Brasileirão Feminino A-1 - Vítor Silva/Botafogo
Equipe do Botafogo antes de partida contra o São José (SP) pelo Brasileirão Feminino A-1 Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2021 17h18

Botafogo e Grêmio empataram em 0 a 0 pela última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino e o clube carioca acabou rebaixado para a série A-2 do torneio nacional de futebol feminino. Além do Botafogo, Minas Brasília, Napoli e Bahia também caíram para a segunda divisão.

A equipe alvinegra chegou na última rodada com chances de se salvar caso vencesse o Grêmio no Rio Grande do Sul e contasse com um tropeço de Minas Brasília ou do Cruzeiro, que começaram a rodada nas últimas posições acima da zona da degola. O Minas Brasília perdeu para o Palmeiras por 3 a 2 e acabou rebaixado.

O São José (SP), uma das equipes mais vencedoras do futebol feminino, que começou a rodada em 14º lugar, venceu o já rebaixado Napoli e conseguiu se salvar da queda. O Cruzeiro, que também corria risco de rebaixamento, venceu o Santos e também permanece na série A-1 no próximo ano.

Esta foi a primeira temporada do Botafogo na elite do futebol feminino. Ano passado, a equipe conquistou o acesso ao ser vice-campeão do Brasileirão Feminino da série A-2.

Próxima fase

A próxima fase do Brasileirão Feminino volta apenas em agosto, após as Olimpíadas de Tóquio. Oito equipes estarão nas quartas de final: Avaí/Kindermann, Corinthians, Ferroviária, Santos, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Internacional.

Atual campeão, o Corinthians fez a melhor campanha e, se avançar, terá vantagem de jogar em casa até o final. Invicto, o Palmeiras ficou na segunda colocação.

Confira os confrontos das quartas de final:

Avaí/Kindermann x Corinthians (Corinthians decide em casa)

Ferroviária x Santos (Santos decide em casa)

Grêmio x Palmeiras (Palmeiras decide em casa)

São Paulo x Internacional (Inter decide em casa)