Topo

Mauro: problema de covid vai além da Copa América e vale para Eliminatórias

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/06/2021 04h00

O jornalista Mauro Cezar Pereira falou sobre os casos de covid-19 na Copa América e disse não acreditar que isso possa ocasionar uma eventual paralisação do torneio. No quadro "Fala, Maurão", o colunista do UOL Esporte ainda chamou a atenção para outro ponto: as Eliminatórias Sul-Americanas também oferecem risco à saúde das pessoas.

"Os casos de covid podem fazer a Conmebol mudar de opinião com relação à realização do torneio? Não acredito, em hipótese alguma. A Conmebol vai levar essa competição até o final, e por que isso? Simplesmente porque precisa cumprir seus compromissos comerciais", disse.

"Existe um outro ponto que merece reflexão e que também envolve a Conmebol. Esses atletas e demais profissionais que têm chegado ao Brasil acusando positivo já estavam infectados. Onde eles estavam nas últimas semanas? Por que eles estavam viajando juntos para lá e para cá? Para disputar as Eliminatórias Sul-Americanas, da Conmebol, que também oferecem certo risco desnecessário a esses jogadores e profissionais, porque continua tendo 18 rodadas. Para que 18 rodadas na pandemia? A prioridade tem que ser a saúde das pessoas", pontuou.

Pensando em minimizar os problemas com a pandemia, Mauro Cezar sugeriu um novo formato para as Eliminatórias Sul-Americanas e disse que a competição classificatória para a Copa do Mundo poderia ser mais enxuta.

"Dois grupos de cinco, os dois primeiros vão à Copa, os terceiros disputam a vaga na repescagem e pronto. O time joga dez jogos, 12... Os eliminados jogam oito jogos. Mais dois e tudo já teria sido resolvido. Além da Conmebol, também temos que pensar sobre esse formato, também errado e absurdo. O problema vai além da Copa América. As eliminatórias poderiam ser bem mais enxutas, e pouca gente está falando sobre isso", completou.