Topo

Estádio onde treinou a seleção foi "inaugurado" por Zé Love em Brasília

Zé Love marcou o primeiro gol do estádio onde treinou o Brasil, após reforma - Reprodução/Instagram
Zé Love marcou o primeiro gol do estádio onde treinou o Brasil, após reforma Imagem: Reprodução/Instagram

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

16/06/2021 12h00

O Brasil se despediu de Brasília na última segunda-feira (14) após realizar um treinamento no estádio do Defelê. O local, atualmente utilizado pelo Real Brasília, já foi casa de uma equipe com o mesmo nome, recebeu o Cruzeiro de Tostão e foi "inaugurado" por Zé Love após reforma.

O Ciro Machado Espírito Santo, mais conhecido como estádio do Defelê, teve seus primeiros jogos realizados em 1960. Mas a estrutura e a realidade eram completamente diferentes.

O local era acanhado e recebia os compromissos do time com o mesmo apelido. O Defelê Futebol Clube, na verdade, era Departamento de Força e Luz Futebol Clube. Das letras D, F e L veio o Defelê.

O clube foi importante no contexto regional. Fundado em 1959 por Wander Abdala, nome histórico do futebol do Distrito Federal, foi quatro vezes campeão do Estadual e jogou a Taça Brasil de 1963, mas fechou as portas na década de 80.

Tostão e Zé Love

Quatro anos após sua inauguração, o estádio recebeu um triangular amistoso entre Defelê, Rabello e Cruzeiro para celebrar a colocação de um novo gramado. O time mineiro, na época, contava com Tostão, que havia acabado de se transferir do América-MG. Ele brilhou em campo e levou sua equipe ao título.

O tempo passou e o Defelê se tornou obsoleto. Era utilizado apenas em competições amadoras, até uma iniciativa do Real Brasília, que decidiu reformar o local para receber seus jogos. As obras, cujo prazo apontava para 2019, atrasaram e o local só ficou pronto para uso em 2020. O primeiro jogo oficial foi Real Brasília contra o Brasiliense, pelo Campeonato Candango do ano passado. E quem entrou para história como autor do primeiro gol após a reforma foi Zé Love, que fez o da vitória do Brasiliense por 1 a 0.

Pouco mais de um ano depois, lá estiveram os jogadores da seleção brasileira para um trabalho leve.

O Defelê segue como local de treinamento autorizado para seleções durante a Copa América. Até agora, Brasília recebeu a seleção brasileira e a Venezuela, que optou por usar o CT do Brasiliense.