PUBLICIDADE
Topo

Atlético-MG

Arana comemora convocação para Olimpíada: 'momento histórico para mim'

Convocado para a seleção olímpica, Guilherme Arana realiza sonho de infância - Pedro Souza/Atlético
Convocado para a seleção olímpica, Guilherme Arana realiza sonho de infância Imagem: Pedro Souza/Atlético

Henrique André*

Do UOL, em Belo Horizonte

17/06/2021 12h30

Classificação e Jogos

Convocado pelo técnico André Jardine para defender a seleção olímpica do Brasil em Tóquio, no torneio que será disputado em julho, o lateral-esquerdo Guilherme Arana vive momento único na carreira. No Paraguai, onde a delegação atleticana faz escala para tomar a segunda dose da vacina contra a covid 19, o jogador de 24 anos comemora a realização de um grande sonho.

"Estou feliz demais. Desde garoto, sempre sonhei em vestir a camisa do meu país e já tive algumas oportunidades. Dessa vez, o sentimento é ainda mais especial porque representarei o Brasil nas Olimpíadas. Quem nunca sonhou com esse momento? É um momento histórico para mim. Motivo de muito orgulho e só tenho a agradecer a todas as pessoas que, de alguma forma, me ajudaram ao longo da carreira", vibrou o camisa 13 do Galo.

"Desde criança, sempre acompanhei e torci pelos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos e, agora, terei a oportunidade de estar lá representando o nosso país. Podem ter a certeza de que faremos de tudo para trazer o ouro para o Brasil novamente", acrescentou.

Atual campeão olímpico, o Brasil é cabeça de chave do Grupo D. A seleção fará sua estreia em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. Na segunda rodada, enfrentará, no dia 25, no mesmo local, a Costa do Marfim. Já no dia 28 de julho, encerra a fase de grupos no duelo com a Arábia Saudita, em Saitama.

Autor de um gol e de uma assistência no último amistoso preparatório do Brasil para as Olimpíadas, na vitória por 3 a 0 sobre a Sérvia, no último dia 8 de junho, Guilherme Arana já soma dez jogos pelas seleções de base. Além das duas participações diretas em tentos citadas, o lateral também deixou a sua marca contra Uruguai e Equador, pelo Sul-Americano Sub-20 de 2017.

Em novembro do ano passado, o lateral foi convocado, pela primeira vez, para defender a seleção principal e ficou no banco de reservas, no triunfo de 2 a 0 sobre o Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Guilherme Arana vem sendo um dos grandes destaques do Atlético-MG, desde que chegou ao clube, no ano passado. Até aqui, o camisa 13 disputou 64 jogos, marcou nove gols, deu 12 assistências e foi campeão estadual duas vezes. Além disso, foi eleito o melhor jogador da sua posição no Brasileirão 2020 nos principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda.

Trajetória

Início da carreira e sucesso no Corinthians

Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014. No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro.

O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.

Transferência para o futebol europeu

Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Galo, em janeiro do ano pasado.

Números de Arana nas seleções de base

Seleção Brasileira Sub-23
4 jogos (3V, 1D)
1 gol
1 assistência

Seleção Brasileira Sub-20
6 jogos (2V, 3E, 1D)
2 gols

Números de Arana como atleta profissional

Geral
185 jogos
15 gols
26 assistências

Atlético Mineiro
64 jogos
9 gols
12 assistências

Corinthians
89 jogos
4 gols
11 assistências

Athletico Paranaense
3 jogos

Sevilla
25 jogos
2 gols
3 assistências

Atalanta
4 jogos

Títulos como profissional

Campeonato Brasileiro (2015 e 2017)
Campeonato Mineiro (2020 e 2021)
Campeonato Paulista (2017)

* Com Triple Assessoria

Atlético-MG