PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Por que o Inter aceitou negociar Praxedes com o Red Bull Bragantino

Praxedes, do Inter, está sendo negociado com Red Bull Bragantino - Ricardo Duarte/Inter
Praxedes, do Inter, está sendo negociado com Red Bull Bragantino Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/06/2021 12h00

O Internacional tem uma negociação avançada com Red Bull Bragantino para venda de Bruno Praxedes, de 19 anos. Uma das promessas do time campeão da Copa São Paulo de 2020, o jogador vive sua segunda temporada no principal e será negociado de forma definitiva. Mas há razões além do campo que explicam a decisão do Colorado.

Além da grave situação financeira que encara, Inter tem várias opções para o posto de Praxedes em campo e a perspectiva de lucro futuro também está presente na equação, que o UOL Esporte mostra para você.

Imposição financeira: valor interessante

O Internacional vende Bruno Praxedes por um valor interessante no atual contexto do mercado da bola. O Colorado embolsa 6 milhões de euros (R$ 37 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos do atleta. Com mercado afetado diretamente pela pandemia de novo coronavírus, e ainda longe de dar sinais de recuperação, o valor que entra nos cofres do clube é considerado muito interessante.

Percentual sobre venda futura

Praxedes é inegavelmente um jogador de potencial, e o Inter sabe disso. Por isso, manteve 10% dos direitos econômicos dele. Ou seja, caso ele brilhe na equipe paulista e consiga uma nova venda, parte do valor movimentado permanecerá no Beira-Rio. Além disso, os registros dele garantem mecanismo de solidariedade da Fifa, que também movimentará valores em caso de transação internacional.

Sobreposição de peças no elenco

A posição ocupada pelo meio-campista é repleta de alternativas no time. Hoje, os titulares são Edenilson e Taison. Mas Boschilia retornou de lesão e mostrou bom rendimento nos jogos em que atuou até agora. Mauricio também pode jogar por ali e até mesmo Patrick é alternativa caso necessário. Nonato é outra opção utilizada com regularidade por Miguel Ángel Ramírez, e da base desponta Lucas Ramos, que cresce a cada oportunidade. Tanto que Praxedes foi improvisado como ponta, mais avançado, em alguns jogos recentemente.

Orçamento apertado e crise financeira

O Inter, ainda, se vê pressionado pela crise financeira. O clube chegou a demitir funcionários neste ano e trabalha para reduzir custos e buscar fontes de renda. Liberou jogadores e está aberto a negociações. Se reforçou com apenas dois atletas, sendo que apenas um gerou pagamento, feito de forma parcelada. Por isso, rejeitar um valor considerável não seria interessante. No orçamento de 2021, há R$ 90 milhões de receita prevista com venda de jogadores. Praxedes abate uma parte importante do valor.

Estabilidade para suportar novas investidas ou tentar reforços

Com a venda de Praxedes, o Inter ganha fôlego para suportar novas investidas. Como o UOL Esporte informou na coluna De Primeira, hoje (10), Yuri Alberto atrai interesse de equipes da Europa. O centroavante, porém, é mais importante no elenco atualmente. O Colorado também busca formas de se reforçar, e, mesmo que não garanta potencial de investimento em razão da previsão orçamentária, o valor dá estabilidade para imaginar gastos a longo prazo.

Internacional