Topo

Presidente do Grêmio é contra Copa América e diz que não abre mão da Arena

Arena do Grêmio recebeu partidas da Copa América, em 2019 - Lucas Uebel/GFBPA
Arena do Grêmio recebeu partidas da Copa América, em 2019 Imagem: Lucas Uebel/GFBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/05/2021 16h45

Se Porto Alegre avançar no plano para receber jogos da Copa América, a Arena do Grêmio deve ficar fora. Hoje (31), pouco depois de a prefeitura da capital do Rio Grande do Sul indicar interesse em sediar o torneio, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., afirmou que não apoia a realização da competição em solo gaúcho. O dirigente ainda declarou que não abre mão do estádio para partidas do clube no Brasileirão e Copa do Brasil.

A Copa América foi confirmada no Brasil pela Conmebol, menos de 24h depois de o governo argentino vetar as partidas no país, em virtude do avanço da pandemia de covid-19. Porto Alegre indicou haver interesse, mas o Governo Estado afirmou ser contra.

"O Grêmio não trabalha com a hipótese de uma Copa América em Porto Alegre porque não foi previamente definido. O Grêmio também não vai abrir mão de seu calendário, dos seus jogos, onde é mandante na Arena. Não acho prudente neste momento. É uma Copa América recusada em dois países. Não vejo a possibilidade de a Copa América ser jogada no Rio Grande do Sul e o Grêmio não vai abrir mão de mandar suas partidas na Arena. E do ponto de vista sanitário, não é recomendável que se crie e gere todo aparato para uma copa que é de seleções, mas uma copa que no cenário mundial não tem muita expressão. Não creio que seja uma situação de bom proveito para a cidade", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, em áudio repassado à imprensa.

Em 2019, a Arena do Grêmio recebeu partidas da Copa América. O Beira-Rio sediou jogos da Copa do Mundo, em 2019, e será palco do confronto da seleção brasileira com o Peru, sexta-feira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.