Topo

Porto Alegre cogita receber jogos da Copa América; Governo do RS é contra

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é contra jogos da Copa América no Estado - Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é contra jogos da Copa América no Estado Imagem: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/05/2021 15h53Atualizada em 31/05/2021 17h54

A prefeitura de Porto Alegre, o Governo do Estado e a Federação Gaúcha de Futebol terão uma reunião hoje (31) para tratar da possibilidade da capital receber jogos da Copa América. Enquanto a prefeitura cogita a possibilidade de partidas ocorrerem na cidade, o Governo é contra.

Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), o encontro irá detalhar a possibilidade das partidas ocorrerem no Sul, mas ainda não há um contato formal realizado sobre o tema.

"O presidente da Federação Gaúcha de Futebol fez um gesto perguntando à prefeitura se ela era parceira para isso. Eu disse que temos que construir com Governo e a sociedade. Foi uma conversa preliminar, uma troca de mensagens, mas não há nada de concreto ainda. Foi uma manifestação inicial. Mas, no final da tarde vou falar com o presidente da FGF e o Governador", disse Melo em áudio enviado aos jornalistas.

Mais tarde, em seu perfil no Instagram, Melo respondeu um questionamento e foi taxativo ao dizer que a Copa América não terá jogos em Porto Alegre.

"Não vamos trazer a Copa América, só estávamos abertos a dialogar, com a condição que fosse sem público e com critérios muito rigorosos", publicou.

Segundo apurou o UOL Esporte, a reunião com prefeitura e FGF não está na agenda do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB).

"O governo do Rio Grande do Sul não foi procurado nem pela CBF e nem pela Conmebol para tratar da Copa América. Recebemos os jogos em 2019, o que muito nos orgulha, mas, pessoalmente, entendo que seria inoportuno realizar a competição no Estado e no Brasil neste momento. Precisamos concentrar esforços no enfrentamento à pandemia e, nesse contexto, é inadequado que a competição ocorra aqui, mesmo sem público nos estádios", disse Leite em comunicado à imprensa

"O mundo infelizmente tem visto uma disseminação de novas variantes do coronavírus, e ampliar a circulação, com possíveis aglomerações e elevado trânsito de pessoas poderia ampliar o contágio. Caso o Estado receba algum tipo de contato da Conmebol e da CBF, vamos levar o assunto para discussão com os outros Poderes e entidades que representam a sociedade gaúcha. Anteriormente, fizemos a liberação do futebol no Estado por conta da relevância da atividade, que interfere na economia por meio dos clubes locais, das mais variadas divisões, que precisam cumprir o calendário esportivo. Na minha opinião, essa necessidade não se aplica à Conmebol, e fazer a Copa América no Brasil e no Rio Grande do Sul agora seria acrescentar um problema ao país. Seria inoportuno e inconsequente", completou.

A Federação Gaúcha de Futebol age com cautela. Em manifestação oficial, a entidade prevê ação em conjunto com os demais poderes.

"É um andamento e decisão que cabem à Conmebol e CBF. Até agora a FGF não recebeu nenhum contato ou sondagem. E, caso ocorra algum convite, a decisão teria que ser conjunta entre Governo Estadual, Prefeitura e FGF", informou.

A Copa América será realizada no Brasil, conforme informou a Conmebol na manhã de hoje. Porém ainda não há sedes definidas e o calendário de partidas segue incerto. O país é terceira alternativa para realização do torneio. Inicialmente os jogos seriam na Colômbia e na Argentina, pela primeira vez com sede compartilhada. Mas os jogos acabaram cancelados nos dois países.