Topo

Corinthians

Vital exalta momento pessoal e projeta Corinthians ambicioso com Sylvinho

Mateus Vital em ação pelo Corinthians, pela Sul-Americana - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Mateus Vital em ação pelo Corinthians, pela Sul-Americana Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 14h19

Artilheiro do Corinthians nesta temporada, com cinco gols marcados, o meia Mateus Vital vive seu melhor início de temporada na carreira. Pelo menos é a opinião do próprio jogador, que além de goleador é o nome do elenco com mais assistências em 2021: cinco. Na semana que antecede o início do Campeonato Brasileiro, o camisa 22 do Timão falou sobre a expectativa para o início da competição sob o comando de Sylvinho.

"Esse início de temporada é o melhor da minha carreira, indiscutivelmente. Os números falam por si, tenho feito gols, dado assistências e ajudado a equipe. Tenho tentado treinar bastante, o mais forte possível para recuperar a minha forma física o quanto antes", afirmou o jogador, que perdeu nove jogos nesta temporada por conta de uma artroscopia no joelho direito e, por isso, ainda não está 100% fisicamente.

Depois de ter sido comandado por Vagner Mancini, Vital, ao lado seus companheiros de equipe no CT Joaquim Grava, passou a trabalhar com Sylvinho desde a última terça-feira (25). Na visão do meia, o Corinthians tende a ter um jogo de mais posse de bola e entrega tática no setor ofensivo se comparado com o antigo treinador.

"O Sylvinho gosta de um time mais com posse de bola, posse de bola acelerada, não aquela mesmice. Não que a gente vinha fazendo isso antes, longe disso. Ele (Sylvinho) também tem cobrado o perde-pressiona. Atacar marcando, quando estivermos no campo ofensivo e perdemos a bola, logo em seguida tentar recuperá-la para atacar novamente. É isso que ele tem cobrado muito a gente", avisou Vital.

No domingo, às 18h15, o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro diante do Atlético-GO, na Neo Química Arena. Depois de ter sido eliminado precocemente da Copa Sul-Americana ainda na quarta rodada da fase de grupos e não disputar a final do Campeonato Paulista pela primeira vez em cinco temporadas, o clube do Parque São Jorge espera fazer uma campanha de destaque no Brasileirão e ir longe na Copa do Brasil.

"Sabemos da importância do Campeonato Brasileiro. Sabemos como é bom começar com os três pontos e esse é o nosso objetivo. Um time com ambição e com vontade de vencer, é isso que o torcedor pode esperar. E é isso que o Sylvinho cobra da gente", concluiu Vital.

Veja outros trechos da coletiva:

Prefere jogar mais centralizado ou pela ponta?

"Hoje, por estar mais aberto pela esquerda estou mais habituado. Aqui no Corinthians já joguei pela direita, pela esquerda e pelo centro e estou à disposição para jogar onde o professor mandar. Isso é o que importa".

Primeiras impressões sobre o Sylvinho

"É um cara muito elétrico. O pessoal já tinha falado antes dele chegar: 'se prepara que o cara tem muita energia'. Tem sido legal. É um cara muito trabalhador. Temos um jogo importante no domingo para que a gente possa já iniciar um bom ciclo no Brasileirão e depois na Copa do Brasil".

Sobre jogar com ou sem centroavante

"Já joguei nas duas situações. No jogo contra o Huancayo fomos sem centroavante e fomos bem. Com centroavante, tem um homem a mais para preencher. Das duas situações, o que o professor escolher vamos estar prontos para representar o Corinthians da melhor forma possível".

Sobre a metodologia de trabalho de Sylvinho

"Cada um tem a sua metodologia de trabalho. Ele é um cara bem diferente do Mancini, até nas questões táticas. É um cara que cobra bastante nos treinamentos um domínio e um passe bom para que a gente possa acelerar o jogo.

Sobre o calendário

'Sabemos que teremos muitos jogos, a gente vive de resultado. O futebol se vive de resultado. Sabemos da nossa responsabilidade e da nossa importância para fazermos grandes jogos".

Sobre forma física

"Não estou 100% na minha forma física. Esse último jogo também senti que estava confiante. A cada jogo vou melhorando, isso vai dando confiança para atuar no meu melhor nível. Gradativamente, jogo após jogo, tenho certeza que vou conseguir superar"

É o momento de dar uma resposta no Brasileirão?

"O futebol vive de resultados, também temos que estar bastante confiantes. Creio que alguns jogadores que não atuaram com o Mancini estão readquirindo confiança. Temos o objetivo dos três pontos e começar bem o Brasileiro para terminarmos bem e também na Copa do Brasil".


Ainda sobre o calendário

"Não tenho nada contra. É o calendário proposto e temos que ir com a missão de vencer. Sabemos da importância do jogo de domingo. Quarta-feira, por ser um jogo de mata-mata, é teoricamente mais importante. Temos que começar bem o Brasileiro para darmos uma resposta para nós mesmos e readquirir a confiança".

Corinthians