Topo

Cruzeiro

Ilton Chaves, técnico que mais dirigiu o Cruzeiro, morre em MG

Campeão da Taça Brasil em 1966 com a Raposa, Ilton Chaves também foi o treinador que mais dirigiu o clube - Divulgação/Cruzeiro
Campeão da Taça Brasil em 1966 com a Raposa, Ilton Chaves também foi o treinador que mais dirigiu o clube Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2021 22h37

O futebol mineiro está de luto. Morreu hoje (27) o ex-jogador e ex-treinador Ilton Chaves. Internado no hospital Mater Dei, na capital mineira, o ex-futebolista não resistiu aos problemas decorrentes da anemia e Alzheimer, e faleceu aos 84 anos. Campeão da Taça Brasil de 1966 pelo Cruzeiro como atleta, Chaves também foi o técnico que mais comandou a Raposa na história. Apesar de sua forte ligação com o time celeste, também trabalhou no Atlético-MG e no América-MG.

O Cruzeiro, por meio de suas redes sociais, lamentou a morte de um dos ícones de sua centenária história.

"Ilton Chaves, um dos grandes nomes da nossa história, nos deixou nesta quinta-feira, aos 84 anos. O Cruzeiro lamenta profundamente o falecimento de Ilton e presta condolências aos familiares e amigos", publicou o clube celeste no Twitter.

No comando do Cruzeiro, Ilton Chaves dirigiu o clube em quase 400 jogos, ocupando a primeira posição no ranking de técnicos que mais comandaram a Raposa em toda a história. Ele fez parte do esquadrão azul que venceu o poderoso Santos de Pelé, em 1966, na épica final da Taça Brasil. E atuou ao lado de jogadores históricos, como Tostão, Dirceu Lopes, Raul Plassmann e Natal, dentre outros.

Além do título que deu projeção nacional ao clube estrelado, foi tetracampeão mineiro [1965/1966/1967/1968].

Outros clubes

Ilton Oliveira Chaves também foi jogador do Atlético-MG na década de 1950 [em 1955/1956 e 1958]. Meio-campista, atuou ainda nos Américas, mineiro e carioca, ganhando relevância mesmo com a camisa da Raposa.

Natural de Itinga, cidade do Vale do Jequitinhonha mineiro, Ilton Chaves nasceu em 28 de março de 1937. Iniciou sua carreira no América de Teófilo Otoni, em 1955, e depois veio para Belo Horizonte, onde atuou no Atlético-MG.

Como treinador

Ilton Chaves foi campeão Mineiro em 1986 pelo Atlético-MG e passou por outros clubes, como Valério-MG, Villa Nova-MG, Guarani de Divinópolis, Uberaba, Uberlândia e Tupi. Dirigiu ainda o América-MG, Ceará, Sport, Santa Cruz, Náutico e o Santos. Em 1988 esteve no Catar, no Al-Rayyan.

Cruzeiro