Topo

Cruzeiro

Treinador acirra concorrência no Cruzeiro e 'afina o time' antes da Série B

Felipe Conceição trabalhou para minimizar erros do time e deixar Cruzeiro pronto para a Série B - Bruno Haddad/Cruzeiro
Felipe Conceição trabalhou para minimizar erros do time e deixar Cruzeiro pronto para a Série B Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

25/05/2021 04h00

A estreia do Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro está marcada para o próximo sábado (29), às 16h30 (de Brasília), contra o Confiança, no estádio Batistão, em Aracaju. Sem jogos oficiais desde a eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro — em 9 de maio —, o técnico Felipe Conceição aproveita a lacuna no calendário para firmar seu estilo de trabalho junto aos jogadores. Além disso, até pela chegada de novas peças neste período, como Flávio, Joseph e Klebinho, ele promove uma disputa importante por posições entre os atletas.

Aumentando a intensidade do trabalho nos últimos dias, Conceição comandou a Raposa em dois jogos-treino no último fim de semana. No primeiro deles, com o time considerado titular, houve empate em 1 a 1 com o Boa Vista-RJ. Já no segundo compromisso, dessa vez utilizando os reservas, o resultado foi outro: 2 a 0 em cima do Boa Esporte.

"Acaba pesando um pouco [a perna, pelo trabalho pesado], mas é bom para nos prepararmos. A gente sabe que a sequência será forte e quanto melhor fisicamente estivermos, vamos levar vantagem em relação aos adversários", destacou o atacante Guilherme Bissoli, um dos contratados para a disputa da Segunda Divisão.

A sequência dura de partidas é uma das preocupações de Felipe Conceição. O Cruzeiro fará 12 jogos em pouco mais de um mês, o que fez o treinador intensificar a parte física, tática e técnica nessa espécie de mini intertemporada na Toca II.

"Vai ser um campeonato apertado de calendário por causa da pandemia também. Para se ter uma ideia, nos primeiros 40 dias a gente joga 12 vezes [10 partidas pela Série B e duas na terceira fase da Copa do Brasil). Então, a gente vai precisar de todo mundo. Tem viagem, a intensidade do jogo de Série B é alta", comentou o treinador do Cruzeiro.

No mesmo tempo em que exigiu mais da parte física dos atletas para que eles possam "aguentar o tranco" na sequência intensa de partidas, Conceição aproveitou para dar ainda mais consistência ao seu estilo de jogo na equipe.

"Então, a gente melhorou o Cruzeiro. Hoje, o Cruzeiro joga um jogo agressivo, uma marcação alta, um jogo competitivo, e isso vai trazer muitas vitórias na Série B, porque é a característica da competição (...) O padrão está em todo mundo. Todos os atletas sabem o que fazer, os jovens que o Cruzeiro tem no elenco profissional, e que são muitos, jogando bem, com boas atuações", afirmou.

O objetivo do Cruzeiro é retornar à Série A do Campeonato Brasileiro e o treinador celeste entende que com a chegada de novos jogadores, somado ao fato de o elenco já predispor de "brigas antigas" por posições, vai proporcionar um bom crescimento para os atletas.

"A disputa [por posição] é sadia, e é com eles. Sempre falo que aquele que eu achar que ajudará mais a equipe eu colocarei para jogar. O trabalho é igual para todos, então essa competitividade dentro do elenco, dentro do nosso dia a dia, traz crescimento para todos. Fizemos uma semana pesada e estamos preparados para a Série B", afirmou.

Os primeiros compromissos do Cruzeiro na Série B

1ª rodada - Confiança x Cruzeiro
29 de maio (sábado) - 16h30 - Batistão, Aracaju (SE)

2ª rodada - Cruzeiro x CRB
6 de junho (domingo) - 18h15 - Mineirão, Belo Horizonte

3ª rodada - Cruzeiro x Goiás
12 de junho (sábado) - 16h30 - Mineirão, Belo Horizonte

4ª rodada - Ponte Preta x Cruzeiro
16 de junho (quarta-feira) - 21h30 - Moisés Lucarelli, Campinas (SP)

5ª rodada - Operário x Cruzeiro
19 de junho (sábado) - 19h - Germano Krüger, Ponta Grossa (PR)

6ª rodada - Cruzeiro x Vasco da Gama
23 de junho (quarta-feira) - 21h30 - Mineirão, Belo Horizonte

7ª rodada - CSA x Cruzeiro
26 de junho (sábado) - 21h - Rei Pelé, Maceió (AL)

8ª rodada - Cruzeiro x Guarani
29 de junho (terça-feira) - 19h - Mineirão, Belo Horizonte

9ª rodada - Brasil x Cruzeiro
3 de julho (sábado) - 11h - Bento Freitas, Pelotas (RS)

10ª rodada - Cruzeiro x Coritiba
7 de julho (quarta-feira) - 21h30 - - Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Cruzeiro