Topo

Cruzeiro

Cruzeiro fica perto da estreia e técnico projeta "grande Série B" em 2021

Felipe conceição garante que Cruzeiro está preparado para grande campanha na Série B - Bruno Haddad/Cruzeiro
Felipe conceição garante que Cruzeiro está preparado para grande campanha na Série B Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

24/05/2021 04h00

Sem chegar às finais do Campeonato Mineiro, ficando pelo caminho na semifinal ao ser eliminado pelo América-MG, o Cruzeiro teve uma lacuna de mais de duas semanas em seu calendário oficial de jogos e, dessa forma, pode se ajustar para o seu principal objetivo na temporada: a Série B do Brasileirão.

Com estreia marcada para sábado (29), contra o Confiança, no estádio Batistão, a Raposa, segundo o técnico Felipe Conceição, está pronta para o torneio que poderá alçá-la novamente à elite do Brasileirão.

"A gente vem num processo de três meses. É curto, mas hoje o time já tem um padrão. Hoje a gente sabe qualquer adversário que a gente enfrentar o que a gente vai colocar dentro de campo. Isso é importante dentro desse nosso padrão. Vamos crescer muito durante o ano ainda. Estamos preparados para a Série B", garantiu.

O discurso de Conceição foi repetido também pelos jogadores. Mesmo após o empate em 1 a 1 com o Boa Vista-RJ, em jogo-treino na Toca II no último sábado (22), o sentimento de otimismo para a estreia na Divisão de Acesso era evidente.

"Vamos em busca do nosso objetivo neste ano", garantiu o jovem lateral esquerdo Matheus Pereira.

Bem como o volante Rômulo, que retornou na última sexta-feira da Itália, onde foi resolver questões pessoais, e manteve o positivismo em uma boa campanha celeste na Segunda Divisão.

"Vamos focar no resto da temporada, pois temos grandes objetivos (...) O caminho é esse, temos que manter uma linha para fazer grandes coisas na Série B", disse.

Apostas

No intuito de fazer diferente daquilo que foi apresentado em 2020, quando terminou em 11º lugar na Série B — 49 pontos em 38 jogos — e não conseguiu o acesso à Série A, o Cruzeiro procurou algumas peças no mercado. E os jogadores que chegaram, com certa rodagem e experiência, possuem a confiança do treinador para desempenhar um bom trabalho durante a competição.

"Os reforços que a gente trouxe vão se adaptar de maneira rápida, porque são atletas que vieram de outras equipes com características parecidas com o que a gente joga. A gente optou, além da questão do custo, por atletas que encorpassem o elenco e nos dessem uma adaptação rápida", ressaltou Felipe Conceição.

O Cruzeiro, que busca encontrar um equilíbrio financeiro em meio ao caos econômico em que vive, contratou 11 jogadores na atual temporada. Sendo os mais recentes deles o volante Flávio, que veio emprestado pelo América-MG — a troca que levou Alan Ruschel ao Coelho —, e Joseph, uma espécie de curinga por jogar em três setores do campo: zaga, lateral e meio-campo.

A cinco dias da estreia contra o Confiança na Série B, Conceição destacou a importância de pegar mais puxado nos trabalhos na última semana.

"Terminamos a intertemporada com o jogo-treino, era importante dar uma pesada nesta semana, que é semana de preparação. (...) A gente está cada vez mais forte, colocando um tijolinho de cada vez, melhorando processos, ajustando o elenco e outras coisas que precisamos ajustar, e com certeza vamos fazer uma grande Série B, não tenho dúvidas", falou.

Os outros jogadores que chegaram para encorpar o elenco na Raposa foram o zagueiro Eduardo Brock, o lateral esquerdo Alan Ruschel — já emprestado ao América-MG —, os volantes Matheus Neris, Matheus Barbosa e Rômulo, o meia Marcinho, os atacantes Felipe Augusto, Bruno José e Guilherme Bissoli.

Cruzeiro