Topo

Altos vence Fluminense-PI e conquista Campeonato Piauiense 2021

Altos venceu o Fluminense-PI na final do Campeonato Piauiense - Aldo Carvalho/Fluminense-PI
Altos venceu o Fluminense-PI na final do Campeonato Piauiense Imagem: Aldo Carvalho/Fluminense-PI

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/05/2021 17h59Atualizada em 22/05/2021 20h09

O Altos venceu o Fluminense-PI por 3 a 0 e conquistou seu terceiro título estadual do Campeonato Piauiense na tarde de hoje (22), na Arena Ytacoatiara, no Piauí. No primeiro jogo, o campeão havia vencido por 2 a 1, por isso já chegou com vantagem para a partida deste sábado.

A partida foi disputada longe da casa do Altos, interditada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PI) após o caso de agressão registrado contra a jornalista Emanuelle Madeira, do Globo Esporte. Por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, o time precisava apenas de um empate para levantar a taça.

O primeiro gol da partida foi marcado aos 4 minutos do primeiro tempo após boa jogada pela direita de Gean. O volante tocou para Klenisson, que entrou na área e serviu para a finalização de Betinho que contou com falha do goleiro Flávio Henrique para abrir o marcador.

Após o gol, o Fluminense-PI passou a se proteger com uma linha de três zagueiros e colocou os laterais para funcionarem como alas. O que complicou a recomposição nos contra-ataques do Altos.

Apesar da mudança tática na defesa, o Altos permaneceu atacando, principalmente com jogadas iniciadas por Roger Gaúcho, pela esquerda. Em um desses ataques, o meia tocou para Betinho, que devolveu para ele e com liberdade cruzou, mas não tinha ninguém na área.

No segundo tempo o Fluminense-PI pouco atacou. Um dos poucos lances de perigo surgiu de bola levantada aos 27 minutos que desviou e sobrou para Eduardo, mas o atacante não pegou bem na bola. As saídas de ataque do Fluminense-PI fizeram o Altos buscar as jogadas de contra-ataque que resultaram em mais dois gols.

Aos 33 minutos, Juninho Arcanjo tocou com o lado interno do pé para Manoel, que estava livre. M9, como é chamado, com um toque de cabeça venceu Flávio Henrique e marcou o segundo do Altos. Dois minutos depois, em cobrança de falta perfeita de Juninho Arcanjo pela esquerda, Manoel, novamente, subiu de cabeça e aproveitou a saída errada de Flávio Henrique para marcar o segundo dele e o terceiro da equipe.

Com o resultado, o Altos chega a seu terceiro título conquistado em apenas sete anos de criação e garante sua vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Final conta com presença ilustre

A segunda partida da final do Piauiense contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo. O cartola desembarcou na cidade de Piripiri, a 170 km de Teresina, na tarde deste sábado.

Caboclo posa para foto ao lado do presidente da FFP, Robert Brown - CBF - CBF
Caboclo posa para foto ao lado do presidente da FFP, Robert Brown, e prefeita de Piripiri, Jove Oliveira
Imagem: CBF

A agenda de Caboclo, que passa por uma crise na entidade por denuncias de uma funcionária afastada supostamente por motivos de saúde prevê ainda a presença dele na final do Campeonato Maranhense, amanhã, entre Moto Club x Sampaio Corrêa e na decisão do Campeonato Paraense entre Paysandu e Tuna Luso.