PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Paulistão: maiores campeões, Corinthians e Palmeiras disputam vaga na final

Luiz Adriano e Gil disputam bola durante o primeiro jogo da final do Paulistão 2020 - Cesar Greco/SE Palmeiras
Luiz Adriano e Gil disputam bola durante o primeiro jogo da final do Paulistão 2020 Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/05/2021 04h00

Classificação e Jogos

Times com mais títulos do Campeonato Paulista e finalistas da edição passada, Corinthians e Palmeiras disputam hoje uma vaga na decisão estadual. A partida será realizada a partir das 16h, na Neo Química Arena, já que o Alvinegro teve melhor campanha até agora na competição.

Corinthians e Palmeiras fizeram a final do ano passado, quando o Verdão conquistou a taça e se isolou em segundo lugar com mais títulos paulistas, com 23, deixando o Santos para trás. O Timão lidera com folga: são 30 troféus do campeonato estadual.

Neste ano, eles se enfrentaram pela fase de grupos, há dois meses, com empate por 2 a 2 em Itaquera. O resultado foi bastante comemorado pelo Corinthians, que sofreu dois gols e conseguiu buscar a igualdade no placar.

O Palmeiras, por sua vez, se orgulha do bom retrospecto recente contra seu maior rival. O Verdão não perde para o Corinthians há cinco jogos, com duas vitórias e três empates, incluindo os do título estadual do ano passado. A última derrota foi em 22 de julho de 2020, pela fase de grupos do Paulistão.

Além disso, o Palmeiras chega embalado pela sequência invicta fora de casa. A equipe do técnico Abel Ferreira ainda não perdeu como visitante nesta temporada: foram 11 jogos, com oito vitórias e três empates, um aproveitamento de 81,8% dos pontos.

Nas últimas três vezes que foi a Itaquera, o Palmeiras não saiu derrotado, com dois empates e uma vitória. A boa sequência fez o Verdão diminuir a vantagem do Corinthians em sua casa. Ao todo, a Neo Química Arena recebeu o Dérbi 14 vezes, com seis vitórias alvinegras, quatro empates e quatro triunfos alviverdes. Em uma das igualdades, no entanto, o Palmeiras levou a melhor nos pênaltis e avançou para a final do Paulistão em 2015.

Corinthians e Palmeiras divergem sobre o retrospecto geral do Dérbi. Isso porque o Verdão considera jogos de 15 minutos de duração do extinto Torneio Início, além de um W.O. em 1923 e da Taça Henrique Mundel em 1938.

Nas contas do Corinthians, são 369 clássicos disputados, com 129 vitórias do rival, 128 triunfos alvinegros e 112 empates. Ou seja, se vencer hoje, o Timão igualaria o retrospecto do Dérbi em suas contas.

Já o Palmeiras considera que o Dérbi foi jogado 380 vezes, com 133 vitórias alviverdes, 130 triunfos do Corinthians e 117 empates.

O vencedor do confronto de hoje jogará a decisão do Campeonato Paulista contra São Paulo ou Mirassol, que se enfrentam às 20h30, no Morumbi, pela outra semifinal.

CORINTHIANS X PALMEIRAS

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e hora: 16/5/2021, às 16h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

CORINTHIANS: Cássio; João Victor, Jemerson e Raul; Ramiro, Gabriel, Roni e Lucas Piton; Luan e Otero (Mateus Vital); Cauê. Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Victor Luis; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

Futebol