Topo

Gre-Nal no Gauchão é sétima final de Tiago Nunes em três anos

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/05/2021 04h00

O Grêmio de Tiago Nunes pode ser algo recente, com apenas cinco partidas disputadas, mas vai à final do Campeonato Gaúcho sob comando de alguém que está acostumado a viver decisões. Os dois jogos contra o Internacional, para apontar o melhor time do Rio Grande do Sul, compõem a sétima finalíssima de Tiago Nunes em três anos. Desde 2018, quando assumiu o Athletico-PR e entrou de vez no circuito do futebol brasileiro, o treinador acumula experiência em decisões. Aos olhos do Grêmio, uma bagagem que cai muito bem.

Grêmio e Inter se enfrentam nos dias 16 e 23 de maio, no estádio Beira-Rio e na Arena do Grêmio, respectivamente, para decidir o Gauchão de 2021.

Sem Renato Portaluppi, o Grêmio agiu para oxigenar o vestiário. Adicionou novos dirigentes, mudou funções internas e buscou treinador com dois novos auxiliares. Mas a figura do ídolo, que deixou o comando da equipe em abril, era apontada como muito importante nas finais.

O estilo de entrevistas, o método de gestão do elenco e até o diálogo com a diretoria. Tudo fez com que Renato se tornasse uma espécie de amuleto no Grêmio. Entre 2019 e 2021, o time perdeu somente duas das nove decisões sob comando de Portaluppi. E aí vem Tiago Nunes.

Para o Grêmio, as primeiras semanas de trabalho do novo treinador estão acima da expectativa. Engajado e discreto, Tiago conquistou toda a diretoria e o elenco. E, agora, chega em uma final. E o histórico recente do atual técnico atenua o fardo que é subtituir Renato numa ocasião dessas.

Promovido ao comando do time principal do Athletico em junho de 2018, Tiago Nunes comandou o clube nas conquistas da Copa Sul-Americana daquele ano e Copa do Brasil da temporada seguinte — com finalíssima dentro do estádio Beira-Rio, inclusive.

"Tive a chance de disputar finais nos últimos anos, nacionais e internacionais, além de estadual. É a sétima ou oitava (final) nos últimos três anos. É sempre diferente, uma energia que já tivemos em outras situações, mas me alegra de fazer isso pelo Grêmio", disse o técnico.

O Grêmio ainda terá dois jogos da Copa Sul-Americana até a última partida do Gauchão. Ou seja, não viverá os Gre-Nais sem distrações. Mas até por isto, as finais recentes de Tiago soam como algo positivo. Dão mais confiança de que o trabalho será tomado com naturalidade até às partidas.

Confira as finais de Tiago Nunes nos últimos anos

Campeonato Paranaense 2018 - Campeão
Copa Sul-Americana 2018 - Campeão
Copa do Brasil 2019 - Campeão
Recopa Sul-Americana 2019 - Vice-campeão
Levain Cup 2019 - Campeão
Paulistão 2020 - Vice-Campeão
Gauchão 2021