Topo

Gaúcho - 2021

Gre-Nal na final do Gauchão não tem sido tão comum quanto você imagina

Grêmio e Inter jogam a quarta final de Gauchão nas últimas 10 edições do torneio - Pedro H. Tesch/AGIF
Grêmio e Inter jogam a quarta final de Gauchão nas últimas 10 edições do torneio Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/05/2021 04h00

O Campeonato Gaúcho se decide sempre em Gre-Nal. Os jogos anteriores servem apenas para definir quem jogará em casa, qual time terá mais dificuldades para estar lá, certo? Bem, não é exatamente assim. Inter e Grêmio fazem a final do Estadual neste ano, mas o enfrentamento entre eles para decidir a competição tem sido cada vez menos comum.

Levando em conta as dez últimas edições do Gauchão, apenas quatro — contando com 2021 — tiveram vermelhos e azuis em lados opostos na disputa pelo título. Neste período teve até time de fora da capital erguendo a taça.

O recorte de dez edições começa em 2012, quando o Caxias foi finalista com o Inter. A equipe da serra gaúcha venceu o primeiro turno, enquanto o Colorado triunfou no segundo e, depois, na final absoluta.

No ano seguinte, o Grêmio não chegou nem mesmo na decisão de nenhum dos turnos. O Inter venceu ambos e levou a taça sem a necessidade de uma final.

Mas, em seguida vieram dois anos em que o Gre-Nal definiu o campeão. Em ambos o Inter levou a melhor. Foram duas vitórias nos jogos decisivos de 2014 — incluindo uma goleada por 4 a 1 — e um empate e uma vitória em 2015.

Em 2016, porém, o Grêmio voltou a ficar pelo caminho. O Inter fez a final com o Juventude e ergueu a taça novamente.

A temporada 2017 começou diferente para o Colorado. Naquele ano, o clube disputaria a Série B pela primeira vez em sua história. E fracassou já na arrancada. Viu o Tricolor ser eliminado na semifinal do Gauchão, mas não foi forte o suficiente para vencer o Novo Hamburgo na final. Derrotado nos pênaltis, foi vice para a equipe do Vale dos Sinos.

E o jogo virou. Depois de ver o rival empilhar conquistas, foi a vez do Grêmio começar sua série. Em 2018, a final foi contra o Brasil de Pelotas, com título gremista. Em 2019 houve a terceira decisão em Gre-Nal dos últimos dez, com dois empates em 0 a 0 e o Grêmio erguendo a taça nos pênaltis. E no ano passado o time então treinado por Renato Gaúcho não viu o tradicional oponente na decisão. A conquista veio sobre o Caxias.

Agora, a temporada 2021 marcará o quarto clássico em decisão de Gauchão dos últimos 10. No período, o Inter foi finalista em sete oportunidades, o Grêmio em seis, o Caxias em duas, Novo Hamburgo, Juventude e Brasil de Pelotas uma vez cada. Ainda Houve uma edição sem finalíssima pois o Colorado levou os dois turnos.