Topo

Grêmio

Tiago Nunes tentou levar Ferreira para o Athletico e vê futuro na seleção

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/05/2021 04h00

Ferreira cresce a cada jogo e pode muito bem ser descrito como atleta que mais ganhou status nesta temporada pelo Grêmio. Mas tudo isso poderia ser evitado exatamente por quem o comanda hoje em dia. Antes de brilhar no time principal do Tricolor, o atacante de 23 anos foi alvo de Tiago Nunes, então técnico do Athletico Paranaense. Após mais um gol e uma assistência, ontem, contra o Caxias, o treinador disse que vê um futuro para ele, quem sabe, na seleção brasileira.

Ferreira fez o que sabe mais. Em campo, causou dor de cabeça aos laterais do Caxias. A maior parte do tempo pela esquerda, mas eventualmente também pela direita, enfileirou dribles e foi parado muitas vezes apenas com faltas.

Dos pés dele saiu o primeiro gol. Após deixar Bruno Ré caído com um drible, o cruzamento encontrou a cabeça de Matheus Henrique, que colocou na rede.

No segundo tempo, driblou o goleiro Marcelo Pitol duas vezes e faria o gol, não fosse um zagueiro afastar pouco antes da linha. Depois, driblou e bateu cruzado acertando a trave. Até que, por fim, marcou, se livrando de dois marcadores e colocando no cantinho da meta grená.

Em 18 jogos na temporada, o atacante tem oito gols, é vice-artilheiro do time, e seis assistências, quesito no qual está no topo do ranking da gremista.

"Eu conheço o Ferreira há algum tempo. Não só da base do Grêmio, mas em 2018 ele jogou pelo Toledo, do Paraná, e eu estava no Athletico Paranaense. Fomos campeões do estadual naquele ano e ele jogou contra nós. Foi um atleta monitorado, tentamos levá-lo para o Athletico naquele ano. Ele já chamava atenção pela capacidade de desequilíbrio, o drible, a velocidade, a criatividade. Ele tem muito potencial, faz gols e ainda consegue ter essa qualidade toda", elogiou o técnico.

Ferreira ficou e, aos poucos, se consolida como sequência da "linha de produção" do Grêmio nos lados do ataque. O posto que já foi de Pedro Rocha, Everton e Pepê hoje é de Ferreira.

E Tiago Nunes vai além. Segundo ele, com alguma lapidação, o atacante pode vislumbrar um futuro na seleção brasileira.

"Vamos, internamente, debatendo, tentando ajudar a potencializar o que ele tem de melhor. Tentamos que ele seja um jogador ainda mais dinâmico do que já é. Estou muito satisfeito com ele e tenho certeza que a médio e longo prazo ele pode continuar crescendo e ganhando confiança e se tornar um atleta do mais alto nível. Não só para o Grêmio, mas pensando em outros horizontes como seleção brasileira", definiu.

O Grêmio volta a campo nesta quinta-feira para encarar o Lanús pela Sul-Americana. A vitória sobre o Caxias confirmou Gre-Nal na final do Gauchão. O primeiro jogo será no Beira-Rio, no próximo domingo.

Grêmio