Topo

Corinthians

Fábio Santos e Mateus Vital aproveitam chance no Corinthians; Jô decepciona

Mateus Vital voltou a ser titular do Corinthians no jogo contra o Novorizontino - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Mateus Vital voltou a ser titular do Corinthians no jogo contra o Novorizontino Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Guilherme Amaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2021 04h00

O técnico Vagner Mancini observou os reservas do Corinthians na vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, pelo último jogo antes do mata-mata do Campeonato Paulista e dos duelos da Copa Sul-Americana. O treinador tem utilizado uma equipe A e outra B durante a maratona, mas pode mesclar as escalações durante a sequência decisiva. Neste cenário, pela partida de ontem, Fábio Santos e Mateus Vital foram bem e acirram a disputa por vaga no time principal. Jô, por sua vez, decepcionou novamente.

Fábio Santos vem alternando entre titular e reserva desde a temporada passada. Hoje, é considerado opção para Lucas Piton. Só que o veterano de 35 anos teve boa atuação contra o Novorizontino, com um gol de pênalti e uma assistência.

Mateus Vital também se destacou durante a vitória por 2 a 1. Ele iniciou o jogo mais centralizado e depois foi deslocado para a meia esquerda. Ajudou na criação das jogadas, acertou a trave em chute da entrada da área e ganhou elogios do treinador. O meia vinha sendo o principal jogador do Corinthians na temporada, mas passou por uma cirurgia no joelho e ficou afastado. Após voltar a ficar à disposição, ele entrou no fim das partidas contra São Paulo e Sport Huancayo e foi titular ontem.

"A volta do Vital é essencial, porque é um jogador que vinha muito bem, mas ficou seis semanas afastado, perdendo um pouco do ritmo. Aos poucos, estamos dando oportunidade para ele jogar. Fez um bom jogo, iniciou por dentro, pediu para ficar mais aberto na esquerda, até para gerar confiança, e entendi a troca, porque é importante que ele reencontre o que vinha fazendo. Vai nos ajudar principalmente agora que vamos entrar em jogos decisivos", analisou Mancini.

Quem não aproveitou a chance foi Jô, substituído aos 17 minutos do segundo tempo. O centroavante pouco apareceu e teve apenas uma boa chance, mas não conseguiu alcançar cruzamento de Vital já nos acréscimos da etapa inicial. Hoje, o jovem Cauê, de 18 anos, é o titular da posição.

O Corinthians deve voltar a campo nesta terça-feira (11), contra a Inter de Limeira, pelas quartas de final do Campeonato Paulista — estando pendente ainda a confirmação da tabela. Dois dias depois, o Timão encara o Peñarol em Montevidéu, em duelo que não terá mais chances de classificação na Sul-Americana se perder. A maratona continuará se o Corinthians tiver êxito em seus objetivos. Assim, jogaria no próximo fim de semana pela semifinal do Paulistão. Caso avance à decisão, o Timão terá dois jogos da final e novo confronto pela Sul-Americana em um intervalo de apenas seis dias.

"Não é uma semana fácil, é decisiva, porque na terça já temos as quartas de final, na quinta jogamos fora do país contra o Peñarol e passando na terça tem a possibilidade de fazer a semifinal no domingo, que é nosso objetivo, óbvio. Para terça, eu tenho uma equipe que descansou. De terça para quinta, não sei qual vai ser a possibilidade de escalar os mesmos atletas, porque temos que nos basear no cansaço, naquilo que vai ser apresentado na terça. Talvez para o jogo de quinta, a equipe ideal não seja a de terça por causa do cansaço. Temos que viver um dia depois do outro. Já faz um tempo que estamos jogando com uma agenda apertada, por isso a opção de formar duas equipes. Elas podem se mesclar em qualquer oportunidade. Mas primeiro vamos focar no jogo de terça e depois pensamos nos outros", avaliou Mancini.

Com os titulares descansados, o Corinthians deve ter a seguinte escalação na partida de terça: Cássio, João Victor, Jemerson e Raul Gustavo; Fagner, Gabriel, Ramiro, Luan, Otero e Lucas Piton; Cauê.

Corinthians