Topo

Fluminense

Com time misto, Flu busca final para acentuar rivalidade com o Fla no Rio

Fluminense tem a chance de decidir título carioca contra o Flamengo e seguir sendo uma "pedra no sapato" do rival - Thiago Ribeiro/AGIF
Fluminense tem a chance de decidir título carioca contra o Flamengo e seguir sendo uma "pedra no sapato" do rival Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2021 04h00

O Fluminense recebe a Portuguesa neste domingo (9), às 16h, pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Carioca, de olho em acentuar a rivalidade com o Flamengo no Rio de Janeiro. Pedra no sapato mesmo num momento de hegemonia rubro-negra local, o Flu tenta manter-se como o grande a ainda incomodar o clube da Gávea no estado.

Isso porque o ano de 2021 terá apenas dois clubes cariocas na Série A do Brasileirão: Flamengo e Fluminense. Após o rebaixamento de Vasco e Botafogo e com o Rubro-Negro vivendo anos de ouro, o Tricolor ao menos busca repetir a final do estadual do ano passado, na qual representou um grande desafio para um time ainda dirigido por Jorge Jesus.

Numa prova do nível de conforto obtido nas Laranjreiras, o técnico Roger Machado vai escalar contra a Portuguesa um time misto, por conta da prioridade de momento dada à Libertadores, pela qual é líder do grupo D. Para avançar, basta um empate — no primeiro jogo, o placar por 1 a 1 manteve a vantagem do Tricolor.

Se o Flu vai enfrentar a Portuguesa, é porque os rivais que caíram para a Série B não alcançaram classificação às semifinais. Teve, então caminho aberto para reafirmar-se como a segunda força do estado.

Se na década de 1980 faturou um tricampeonato com duas decisões vencidas num período mítico para os rubro-negros, o Tricolor tenta agora fazer o mesmo agora que o Flamengo conquistou quase tudo que disputou nos últimos dois anos.

Recuperando a força

Após uma epopeia antes do último confronto pela competição internacional, o Flu priorizou o descanso. O técnico Roger Machado deu a sexta (7) de folga para o elenco, e deve relacionar poucos titulares para o confronto pelo Estadual.

"Vamos buscar descansar bem os atletas, quero contar com todos que estiverem nas melhores condições. E sobretudo estarão em campo aqueles que tiverem recuperado bem da viagem. É uma partida importante do estadual, mas o mais importante agora é esse voo de retorno, que a gente conseguiu antecipar, e vai nos dar condição de chegar cedo no Brasil. E descansar, ir menos para o campo, feedback visual de vídeo, para os atletas estarem descansados para o final de semana", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO CARIOCA

FLUMINENSE x PORTUGUESA-RJ

Data/Hora: 09/05/2021, às 16h (de Brasília)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Daniel do Espírito Santo Parro
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Matheus Ferraz (Nino) e Egídio; André (Martinelli), Wellington (Yago), Cazares e Ganso (Kayky); Gabriel Teixeira e Abel Hernández. Técnico: Roger Machado.

Portuguesa-RJ: Negueti; Watson, Muniz, Pedro, Guerra, Luiz Otávio; Mauro Silva, Cafú, Chay; Jhulliam e Romarinho. Técnico: Felipe Surian.

Fluminense