Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Herói do City, Mahrez já esnobou PSG para jogar na segundona da França

Mahrez comemora o segundo gol do City contra o PSG na semifinal da Liga dos Campeões - Laurence Griffiths/Getty Images
Mahrez comemora o segundo gol do City contra o PSG na semifinal da Liga dos Campeões Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

Riyad Mahrez foi o nome que dominou as manchetes após a vitória de ontem (4), por 2 a 0, do Manchester City sobre o Paris Saint-Germain, que garantiu o time inglês na primeira final de Liga dos Campeões de sua história. E não foi a primeira vez que o argelino, autor dos dois gols da partida, deixou o PSG pelo caminho: há mais de 10 anos, ele esnobou o time da capital francesa para jogar na segunda divisão do país.

Foi em 2010, quando Mahrez ainda era um desconhecido de 19 anos e jogava pelo Quimper, time amador das divisões inferiores da França. O atacante recebeu sondagens do PSG e do Olympique de Marselha, dois dos maiores times do país, mas preferiu ir para o Le Havre, então na segundona. O motivo? Segundo ele próprio declarou ao jornal The Guardian, o time da Ligue 2 tinha um projeto melhor nas categorias de base.

Acertada ou não a decisão, o fato é que Mahrez jogou um ano pelos juniores do Le Havre, ganhando experiência em nível mais alto, e só estreou no time principal na temporada 2011-12. Aos poucos, foi ganhando espaço, até chamar atenção de um olheiro do Leicester em 2014, já aos 23 anos. Na ocasião, o time inglês também estava na segunda divisão.

Morte do pai fez Mahrez escolher Argélia em vez da França

Mahrez Argélia - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Mahrez, capitão da Argélia, com o troféu da Copa Africana de Nações de 2019
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

A trajetória de Mahrez no futebol, aliás, é bem pouco convencional, e não só pelo caminho inusitado de sair de um time amador, rejeitar gigantes, passar por divisões menores e explodir só mais tarde. O pai do atacante, Ahmed, foi atleta profissional na Argélia antes de imigrar para a França e teve um impacto decisivo na carreira do filho.

Ahmed morreu de um problema cardíaco quando Mahrez tinha 15 anos. Segundo o atleta declarou à revista France Football, foi só aí que ele teve o "estalo" de que realmente queria ser jogador profissional. E quando chegou a hora de escolher uma seleção para defender, em 2013, ele optou pela Argélia, como era o desejo de seu pai, em vez de esperar uma chance pela França, país onde Mahrez nasceu e cresceu.

Craque da Premier League e superstar na África

Mahrez Leicester - Dylan Martinez/Reuters - Dylan Martinez/Reuters
Mahrez foi o grande nome do surpreendente campeão Leicester em 2016, ao lado de Vardy
Imagem: Dylan Martinez/Reuters

A história de Mahrez no Leicester é conhecida: ao lado do centroavante Vardy, ele foi o grande nome do título mais improvável da história da Premier League, em 2015/16. Atuando na ponta direita e usando a habilidade com a canhota para cortar para dentro e finalizar, foi eleito o melhor jogador do Inglês na temporada. Dois anos depois, ele foi contratado pelo Manchester City por 60 milhões de libras — à época, o jogador africano mais caro da história.

Na Argélia, aliás, Mahrez é uma estrela absoluta. O jogador tem familiares no país africano e costumar visitar o local nas férias, mas brinca que precisa ficar escondido para evitar que milhares de fãs se aglomerem na rua de sua casa. A idolatria só aumentou depois que o atacante, como capitão da seleção, liderou o time na conquista da Copa Africana de Nações em 2019.

Se é fato que ele nunca havia conseguido o mesmo protagonismo pelo City, agora, aos 30 anos, pode ser a chance de mudar essa história. Titular absoluto de Guardiola na reta final de temporada, dando agressividade a um time que joga sem um centroavante de ofício, Mahrez terá em 29 de maio um dos maiores palcos do futebol mundial para brilhar: a final da Liga dos Campeões, contra Chelsea ou Real Madrid.