Topo

Anvisa autua Independiente por descumprir medidas de isolamento social

Bahia x Independiente, pela Sul-Americana - Felipe Oliveira/EC Bahia
Bahia x Independiente, pela Sul-Americana Imagem: Felipe Oliveira/EC Bahia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 17h15

A Anvisa emitiu um comunicado oficial hoje falando sobre a autuação contra a delegação do Independiente, da Argentina, por descumprimento de medidas de isolamento social contra a covid-19.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os jogadores deveriam cumprir a quarentena necessária por conta do contato que tiveram com os jogadores que testaram positivo na chegada do clube argentino ao Brasil.

Mesmo assim, os mesmos deixaram o hotel em que estavam hospedados para a partida contra o Bahia, pela Copa Sul-Americana, ontem (4), no Estádio de Pituaçu.

"Anvisa autuou, na noite desta terça-feira (4/5), todos os 36 integrantes da equipe argentina do Independiente que permaneceram em território brasileiro para a partida contra o Bahia, pela Copa Sul-Americana. Os autos de infração foram lavrados em virtude do descumprimento da medida de isolamento determinada pela Agência, o que caracteriza infração sanitária, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro", diz parte da nota.

Após a partida, os fiscais da Anvisa autuaram todos os envolvidos no aeroporto antes da viagem da equipe de volta para a Argentina.

"Todos os infratores responderão, naquilo que compete à Anvisa, por processo administrativo sanitário. Os autuados estão sujeitos a penas como multas a partir de R$ 2 mil. Todos foram notificados do prazo de 15 dias para apresentar a defesa, se assim desejarem", explica a Anvisa, que tem o seguinte complemento:

"Além do processo sanitário, os autuados responderão na esfera penal, de acordo com o termo lavrado pela Polícia Federal, pelos crimes contra a saúde pública. A equipe assumiu o compromisso de prestar esclarecimentos à justiça brasileira em data que ainda será definida pelo juiz competente."