Topo

Libertadores - 2021

Santos é um dos dois únicos times da Libertadores com treinador interino

Marcelo Fernandes, técnico interino do Santos  - Ivan Storti/ Santos FC
Marcelo Fernandes, técnico interino do Santos Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 04h00

O Santos entrará hoje em campo contra The Strongest-BOL, às 19h15, na Vila Belmiro, com uma peculiaridade em relação a 30 dos 32 times que disputam a Libertadores: será comandado por um técnico interino. A única outra equipe do torneio na mesma situação é o América de Cali-COL, que demitiu o treinador Juan Cruz Real há cinco dias.

Marcelo Fernandes vai comandar o Santos pela terceira vez desde a saída de Ariel Holan, que pediu demissão há uma semana, após derrota por 2 a 0 para o Corinthians pelo Paulistão. Em dois jogos neste ano, Fernandes ainda não conseguiu vencer à frente do Peixe: perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors e empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, ambas as vezes como visitante.

Já a situação do América de Cali, que está no grupo do Atlético-MG, tem um agravante: o treinador interino, Jersson González, não tem a licença Conmebol Pro que é exigida na Libertadores e, a princípio, não poderá ficar no banco de reservas pela competição continental. O time colombiano enfrenta o Deportivo La Guaira, da Venezuela, nesta quinta-feira.

O adversário santista de hoje, The Strongest, também passou por uma troca de técnico recente. Alberto Illanes, que estava no cargo desde março de 2020, foi demitido após estrear na Libertadores com derrota em casa para o Boca. O paraguaio Gustavo Florentín assumiu há apenas uma semana.

A situação do Santos na Libertadores é complicada após duas derrotas em duas rodadas — na estreia na fase de grupos, perdeu em casa para o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0. Atualmente, o time é o terceiro colocado do grupo C, zerado, enquanto Barcelona e Boca têm seis.