Topo

Atlético-MG

Lesões viram problemas de Cuca em momento decisivo do Atlético-MG

Cuca assistiu no camarote do Mineirão à vitória do Atlético-MG sobre o América de Cali, pela Libertadores - ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca assistiu no camarote do Mineirão à vitória do Atlético-MG sobre o América de Cali, pela Libertadores Imagem: ESTADÃO CONTEÚDO

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

29/04/2021 04h00

No momento em que o Atlético-MG começa a dar respostas importantes em campo após período de maior instabilidade, o técnico Cuca tem mais um problema para administrar: as lesões. Depois de perder o goleiro reserva Rafael, agora o treinador não terá também o volante argentino Matías Zaracho.

O suplente de Everson sofreu luxação no ombro, no último sábado (24), na partida contra o Athletic, pelo Campeonato Mineiro, e ficará entre quatro e seis meses fora dos treinos. Já o meio-campista teve lesão ligamentar no tornozelo direito na vitória por 2 a 1 sobre o América de Cali (COL), pela Libertadores, e, apesar de não precisar de cirurgia, ficará fora por tempo indeterminado.

Rafael sofreu luxação rara com fratura no braço direito e o corpo médico do Atlético-MG vai consultar especialista em ombro fora de Belo Horizonte para obter análise mais precisa sobre a lesão. A busca por esse profissional acontecerá para saber se será ou não necessário o procedimento cirúrgico.

Enquanto não retorna às atividades, Rafael, de 31 anos, será substituído pelo jovem Matheus Mendes, de apenas 22 anos, que ganha grande chance. Como Cuca tem rodado o elenco por causa da sequência de jogos, Mendes pode ter mais oportunidades em breve na equipe.

Zaracho fica fora por 30 dias

Depois de esperar oportunidade mais firme no time titular, Zaracho teve azar muito grande e terá que ficar no departamento médico. A lesão aconteceu no início do segundo tempo na vitória por 2 a 1 sobre o América de Cali (COL), anteontem (27), pela segunda rodada do Grupo H da Copa Libertadores. Em um lance fatídico, o meia argentino foi atingido com um pisão no pé sem querer do próprio companheiro de clube, o zagueiro Igor Rabello.

Exames de imagens descartaram fratura, mas por conta do problema ligamentar o jogador não reúne condições de entrar em campo nas próximas partidas. Por pelo menos 30 dias o jogador poderá ficar fora das partidas.

A dupla atleticana se lesiona exatamente no momento em que o calendário passa a ficar decisivo para o Galo. No sábado (1º), o Atlético-MG enfrentará o Tombense, no estádio Independência, às 16h30, no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Mineiro. Três dias depois (terça, dia 4) o compromisso será contra o Cerro Porteño (PAR), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.

"É normal que a torcida cobre, pelo elenco que a gente tem. No futebol, precisa de tempo, mas aqui no Brasil as coisas não funcionam assim. O importante é vencer jogos e, dentro dos treinamentos, procurar sugar tudo o que tem de bom para, dentro de campo, efetuar um excelente trabalho. É isso que estamos procurando fazer", disse o lateral esquerdo atleticano Guilherme Arana.

Com seis jogos em 25 dias no decorrer do mês de maio, o Galo busca série de vitórias para ganhar mais moral na sequência de temporada e dar tranquilidade ao trabalho de Cuca.

"Vencer é sempre importante. É isso que a torcida quer. Quer que o time vença, brigue pela vitória. É isso que importa. Com a vitória, dá uma certa tranquilidade, uma moral para mantermos o foco no trabalho e evoluirmos cada dia mais nos treinamentos e jogos", afirmou Arana.

Outros lesionados

Cuca tem outros desfalques por lesão. Os volantes Jair e Neto, o lateral direito Talison, além do atacante Diego Tardelli, esse último com contrato perto do fim, já que esticou o seu acordo até depois do Estadual.

Jair teve detectada uma lesão muscular na coxa direita em 3 de abril e está em fase final de recuperação. Ele passa pelo processo de transição do departamento médico para os trabalhos com bola no gramado. Ainda não há uma data certa para o retorno o meio-campista aos treinos regulares.

Já o atacante Diego Tardelli não joga desde 7 de março, na vitória por 4 a 0 sobre o Uberlândia, pela terceira rodada do Mineiro, no Mineirão. O jogador teve problema na coxa direita e desde 5 de abril faz trabalhos de transição, mas também não tem data confirmada de retorno.

O jovem volante Neto, que atuou em dois jogos do Estadual, foi diagnosticado com Covid-19 e segue o seu isolamento social. Outro prata da casa, o lateral direito Talison lesionou a parte posterior da coxa esquerda e está sob cuidados médicos. É mais um sem tempo previsto para retorno.

Atlético-MG