Topo

Internacional

Dourado na zaga? Falta de opções revive alternativa estudada no Inter

Rodrigo Dourado é titular e capitão do Internacional e pode ser testado em outra função - Ricardo Duarte/Inter
Rodrigo Dourado é titular e capitão do Internacional e pode ser testado em outra função Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2021 04h00

Rodrigo Moledo tem previsão de retorno ainda distante, Zé Gabriel se lesionou no último jogo e Lucas Ribeiro foi reintegrado aos treinamentos recentemente. Faltam zagueiros disponíveis no grupo do Internacional. Com Cuesta e Pedro Henrique como opções mais firmes para o jogo de ida da semifinal do Gauchão, contra o Juventude, domingo (2), uma alternativa volta à tona: Rodrigo Dourado deslocado para zaga.

Não seria novidade a utilização do volante de 26 anos por ali. O próprio Miguel Ángel Ramírez já colocou Dourado duas vezes na zaga. No entanto, o próprio treinador espanhol afirmou que não pretende manter o jogador mais recuado.

Ao mesmo tempo, a direção do Inter entende que Dourado tem se destacado como volante e está entendendo cada vez mais os conceitos do comando técnico. O plano é que o atleta siga sendo aproveitando onde está adaptado a jogar.

Porém, a necessidade pode impor uma ideia que atende alguns setores da torcida. Não é raro ver pedidos para que Dourado seja ao menos testado com maior frequência na zaga.

"A gente trabalha para colocar o treinador em dificuldades. Que tenha dificuldade para escalar o time. Daí fortalecemos o grupo. Todo mundo está trabalhando e dando seu melhor. É escolha do treinador. Nós trabalhamos pensando no grupo", disse Victor Cuesta.

No atual modelo de jogo, os zagueiros têm participação na saída de bola e também como alternativa no campo ofensivo. Não é estranho ver Cuesta ou Zé Gabriel participando da criação de oportunidades ou dando arrancadas ao campo de ataque.

Além de contribuir neste quesito, Dourado também tem boa estatura para zagueiro e é conhecido pela capacidade de retomada da bola.

Zé Gabriel, por exemplo, foi formado na base como primeiro volante. Com o treinador argentino Eduardo Coudet no comando, em 2020, que ele passou a atuar como zagueiro, posto em que se firmou e segue sendo alternativa.

Ao longo da semana, Lucas Ribeiro poderá mostrar recuperação e sepultar a chance de Dourado ser recuado. De volta aos treinamentos, ele terá as atividades de sexta e sábado para se colocar à disposição de Ramírez.

Pedro Henrique, por sua vez, participou de apenas duas partidas sob comando do espanhol. Contra o Deportivo Táchira, na última terça-feira (27), entrou no segundo tempo.

Zé Gabriel tem um desconforto muscular na coxa esquerda e será avaliado diariamente até a data do confronto com o Ju pelo Estadual.

Contratação é considerada difícil

O Inter já admitiu que procura um zagueiro no mercado da bola. Porém, o cenário de contratações não tem se mostrado positivo. Com controle financeiro rígido e buscando o equilíbrio de suas contas, o Colorado não possui negociação próxima de conclusão para o setor.

Internacional