Topo

Rafinha conquista jovens e entra em lista de líderes do elenco do Grêmio

Rafinha durante sua estreia pelo Grêmio, contra o Caxias, pelo Gauchão - Lucas Uebel/Grêmio
Rafinha durante sua estreia pelo Grêmio, contra o Caxias, pelo Gauchão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2021 04h00

Pedro Geromel, Walter Kannemann, Maicon e agora Rafinha. A lista de lideranças do vestiário do Grêmio está sendo atualizada e o lateral direito ex-Bayern de Munique e Flamengo é o mais novo integrante. Em Porto Alegre há um mês, o camisa 13 já cativou colegas de vestiário e é apontado como influência no CT Luiz Carvalho. Não à toa, recebeu a faixa de capitão na estreia na Copa Sul-Americana — e já havia terminado um jogo do Gauchão como líder em campo.

Aos 35 anos, Rafinha foi contratado após Renato Portaluppi contar com ajuda de líderes do elenco para convencer os dirigentes. O contrato do lateral em Porto Alegre vai até dezembro.

O argumento que derrubou a resistência da diretoria é tido como algo comprovado na prática. Rafinha foi elogiado aos dirigentes, semanas atrás, por ter currículo vitorioso e participar de vestiários com práticas vencedoras. Com hábitos de alta competitividade. Ou seja, um reforço que ia além das quatro linhas.

A dedicação nos treinos, com atenção aos horários e empenho, geram elogios nos corredores do Grêmio. A ideia é que Rafinha é um dos que puxa a fila para as sessões no CT.

"Há muita gente impressionada com ele", disse uma fonte do Grêmio. "Com a liderança natural", agregou.

O jeito extrovertido e as histórias de futebol europeu ajudaram Rafinha a ganhar espaço e voz no vestiário do Grêmio. As recentes ausências dos líderes tradicionais também deixaram uma lacuna a ser preenchida. Sem Geromel, Kannemann e Maicon em campo contra La Equidad-COL, a experiência do lateral direito entrou em cena.

A postura de Rafinha chama atenção por não querer protagonismo. Principalmente aos olhos do público, pela recente chegada a Porto Alegre. "Eu estou chegando agora, tenho que ficar no meu lugar. Minha função é só jogar dentro de campo", disse após a estreia na Sul-Americana.

O Grêmio volta a campo contra o Lanús-ARG, pela segunda rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana, quinta-feira (29), na Argentina.