Topo

Santos

Santos abre negociação e faz contraproposta ao Toronto por Soteldo

Soteldo, jogador do Santos, atuando na final da Libertadores 2020, no Maracanã - Jorge Rodrigues/AGIF
Soteldo, jogador do Santos, atuando na final da Libertadores 2020, no Maracanã Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Eder Traskini, Gabriela Brino e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos e São Paulo

22/04/2021 16h14

O Santos está negociando com o Toronto FC, do Canadá, a venda do atacante Soteldo. A equipe que disputa a MLS, liga dos Estados Unidos, ofereceu 6 milhões de dólares (R$ 33 milhões) por 75% dos direitos econômicos do venezuelano e o Peixe fez uma contraproposta pedindo 7,5 milhões de dólares (R$ 41 milhões) pela mesma porcentagem.

A negociação ainda está no início e tem o Huachipato (CHI) como complicador. Atualmente, os direitos econômicos de Soteldo são divididos igualmente entre Santos e Huachipato, 50% para cada clube.

O Peixe, porém, ainda não pagou qualquer quantia pela compra de Soteldo no início de 2019 e deve ao clube chileno quase 4 milhões de dólares — já com juros e multa. Os chilenos não abrem mão de receber a dívida, que é atualmente a responsável pelo bloqueio do Santos na Fifa para novas contratações.

O Peixe e o Huachipato (CHI) ainda negociam como será dividida a quantia oferecida pelo Toronto. A ideia do presidente Andres Rueda é justamente utilizar parte do montante para pagar o que deve ao Huachipato (CHI). No entanto, diversos fatores ainda precisam ser acertados na operação, como por exemplo quem ficaria com os 25% restantes dos direitos econômicos do atual camisa 10 santista.

Santos