Topo

Juventus

Superliga: Programa de TV dá "Anta de Ouro" para presidente da Juventus

Anta de Ouro, presente irônico para o presidente da Juventus - Reprodução
Anta de Ouro, presente irônico para o presidente da Juventus Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/04/2021 14h57

O programa de TV italiano Striscia la Notizia resolveu dar ao presidente da Juventus, Andrea Agnelli, uma anta de ouro gigante, como prêmio após o naufrágio da Superliga. A mascote indesejada foi levada hoje (21) às portas das dependências do clube, em Turim.

Agnelli foi um dos principais entusiastas e articuladores da competição europeia, anunciada no último domingo por 12 potências do continentes. Durante o início da semana, a repercussão negativa do torneio entre torcedores e o mundo do futebol gerou a desistência quase completa da iniciativa.

Originalmente, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Inter de Milão, Milan, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham assinaram documento criando a liga, que contaria com os fundadores de forma fixa. Desde então, todos os clubes ingleses, a dupla de Milão e o Atlético de Madrid desistiram oficialmente, restando o time de Turim e a dupla de gigantes espanhóis.

A Superliga nasceu sem chancela das federações locais, Uefa e Fifa, gerando uma queda de braço entre as entidades e as 12 potências. Ontem (20), torcedores do Chelsea organizaram um protesto formal contra o campeonato antes do jogo da equipe pela Premier League. Na mesma tarde, jogadores do Liverpool publicaram um comunicado conjunto rechaçando a nova liga. As diversas pressões funcionaram e os clubes começaram a anunciar a debandada do grupo.

Juventus