PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Experiente em altitude, Ramírez minimiza influência e quer Inter sem medo

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/04/2021 04h01

Classificação e Jogos

O Inter pode não estar acostumado a jogar na altitude, mas seu treinador está. Miguel Ángel Ramírez era local no comando do Independiente del Valle, de Quito, no Equador. E sua experiência mostra que o primeiro passo para ter um bom resultado é não temer os efeitos provocados pela condição.

"A altura só te serve quando você faz o rival experimentar a fadiga. Minha experiência com o Independiente del Valle mostra que jogamos contra times brasileiros que não caíram em nenhum momento. Contra o Flamengo na Recopa, contra o Corinthians na Sul-Americana, que ganhamos. Não caírem em momento algum. Propuseram o jogo e a altitude não foi um fator determinante", contou.

O treinador espanhol comandou o Independiente del Valle de 2018 a 2020. Por lá, conviveu com os efeitos que a altitude provoca em visitantes. O maior deles é "perder antes de jogar".

"Enfrentei times que vinham com um medo terrível em sua cabeça. Entravam em campo pensando em se reservar, em esperar, em ter a altitude como inimigo. Creio que neste momento nos respeitaram demais. E a altura se virou contra eles antes de começar o jogo. Ganhamos jogos só por esta mentalidade negativa dos rivais. Nosso jogo levou o rival ao limite", contou.

Por isso, Ramírez pensa que o Inter deva esquecer que está atuando em um cenário tão adverso. O jogo contra o Always Ready, na terça-feira, ocorrerá em La Paz, aproximadamente 3.600 metros acima do nível do mar. "Nós queremos ser protagonistas, ter a iniciativa. Não queremos que o rival jogue com este fator, e menos ainda ir perdendo a partida antes de começar porque pensamos demais nisso. A experiência que vivi como local, e agora vivo como visitante. Sei que estar pensando demais nisso faz você estar perdendo antes do jogo começar. Creio que depende muito da tua atitude, qual sua predisposição, qual seu plano de jogo. A altitude pode jogar contra ou a seu favor", disse.

O espanhol ainda salientou que não irá mudar em nada a forma do Inter atuar em razão disso. A altitude não é um fator que vá modificar nosso jogo. É o Always Ready, o rival. Este vai demandar coisas e teremos que nos adaptar", finalizou.

O Inter fará toda sua preparação em Porto Alegre. Na Bolívia, passará por Santa Cruz de La Sierra e irá para La Paz apenas momentos antes da partida.

Futebol