Topo

Alagoas é o estado que há mais tempo não chega às semifinais do Nordestão

Com eliminação de CRB e CSA, alagoanos não chegam às semis desde 2013 - Douglas Araújo/Ascom CRB
Com eliminação de CRB e CSA, alagoanos não chegam às semis desde 2013 Imagem: Douglas Araújo/Ascom CRB

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/04/2021 12h02

Com as eliminações de CRB e CSA nas quartas de final da Copa do Nordeste, no último sábado (17), completam-se oito anos que nenhum time de Alagoas consegue chegar ao quadrangular final da competição. A última vez foi em 2013, quando o ASA de Arapiraca foi vice-campeão. Essa é a maior sequência ativa no torneio. No fim de semana, o Galo foi goleado pelo Bahia, por 4 a 0, e o Azulão perdeu de 2 a 1 para o Fortaleza.

Nesta temporada, apenas times baianos e cearenses ainda brigam pelo título. A disputa será entre Fortaleza x Bahia e Ceará x Vitória.

Em temporadas recentes, outros estados tiveram representantes no quadrangular final. São eles: Sergipe (Confiança, em 2020), Pernambuco (Náutico e Santa Cruz, 2019), Paraíba (Botafogo, 2019), Rio Grande do Norte (ABC, 2018), Maranhão (Sampaio Corrêa, 2018). Vale lembrar que os times do Piauí (nenhum chegou às semifinais) e do Maranhão só foram incluídos na Copa do Nordeste em 2015, já que disputavam competições do Norte até aquele ano.

Campinense foi o campeão da última edição em que um alagoano foi à semifinal - Rafael Ribeiro/CBF - Rafael Ribeiro/CBF
Campinense foi o campeão da última edição em que um alagoano foi à semifinal
Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Um time alagoano, na verdade, nunca foi campeão da Copa do Nordeste. Além do vice-campeonato do ASA em 2013, CSA, CRB e Cruzeiro-AL foram os únicos a chegar na fase de semifinais. O Azulão foi o terceiro colocado em 2010, após perder para o Vitória; a posição se deu por ter uma campanha melhor que o Treze na fase de grupos, e quarto colocado em 1999, ao ser superado pelo Bahia nas semifinais.

Já o Galo foi vice-campeão em 1994, após derrota para o Sport, nos pênaltis. Nesse mesmo campeonato, o Cruzeiro-AL foi para a disputa do terceiro lugar, após ser eliminado pelo CRB, e enfrentou o Bahia. O time alagoano foi goleado por 6 a 0 e terminou com a quarta colocação no regional daquele ano.

Os maiores campeões da Copa do Nordeste são Vitória (quatro títulos), Bahia (três títulos) e Sport (três títulos). O Ceará, que está nas semifinais deste ano, foi campeão em duas oportunidades: 2015 e 2020, enquanto o Fortaleza conquistou o título em 2019. As semifinais da Copa do Nordeste 2021 estão marcadas para o próximo sábado (24) e serão disputadas em jogo único. Caso haja empate, o vencedor será definido nos pênaltis.