Topo

ANÁLISE

RMP: Flamengo e Palmeiras estão em um degrau que não tem ninguém perto

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 12h00

Flamengo e Palmeiras dominaram a última temporada, com o clube rubro-negro conquistando o seu segundo título brasileiro consecutivo, enquanto o alviverde levantou as taças da Libertadores e da Copa do Brasil, mas para 2021 clubes como Atlético-MG, Grêmio e São Paulo investiram na contratação de reforços buscando protagonizar na disputa do futebol brasileiro e quebrar a sequência dos atuais campeões.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Vinícius Mesquita, Alicia Klein, Renato Maurício Prado e José Trajano, é colocada a questão de quais clubes podem disputar os principais títulos da temporada e se as contratações recentes colocam equipes como o Atlético-MG e São Paulo no mesmo patamar de alviverdes e rubro-negros.

Para Renato, as equipes comandadas por Rogério Ceni e Abel Ferreira começam a temporada em vantagem por terem não apenas bons elencos, mas equipes já formadas e com o histórico de conquistas a favor, enquanto os demais ainda estão tentando encaixar as peças com os novos jogadores e técnicos contratados.

"Eu acho que Flamengo e Palmeiras estão em um degrau que não tem ninguém perto deles, porque eles têm elencos e times muito fortes e são times prontos, essa é a grande diferença deles em relação aos outros, eles são times prontos. O Atlético-MG me parece que pode aspirar chegar nesse degrau em que estão Flamengo e Palmeiras pelo volume de contratações e pela qualidade de algumas dessas contratações", afirma Renato.

"Nacho Fernandez é uma contratação indiscutível, o Hulk eu ainda tenho dúvidas se ele fica verde mesmo ou se ele já está ficando agora azul piscina, vamos ver, vamos esperar, muito tempo na China, já com mais idade e tal, quero ver o Hulk. Mas o Atlético-MG tem pelo menos potencialmente possibilidade de chegar perto do Palmeiras e do Flamengo, até porque está sendo dirigindo pelo Cuca, que para mim é um dos melhores técnicos brasileiros, o que ele tirou do Santos ano passado para mim foi uma coisa excepcional", completa.

Em relação aos demais, o jornalista tem dúvidas, mas coloca o São Paulo sendo o time que vem a seguir após o Atlético-MG, mas dependerá de o técnico argentino Hernán Crespo conseguir ajustar a equipe com os recém-contratados, tendo como um fato a chamar a atenção a idade de alguns reforços, como o zagueiro Miranda e o atacante Éder.

"O São Paulo, eu vejo um pouquinho abaixo do Atlético-MG, mas com possibilidades, tem que ver como é que os velhinhos vão jogar. Como é que vai jogar o Miranda? O Miranda foi um monstro, mas o Miranda está com muita idade, o Crespo parece que vai fazer um esquema de três zagueiros com ele de líbero, pode ser até que dê certo", diz Renato.

"Esse Éder, que veio e já jogou na seleção italiana e tudo, estava jogando na China junto com o Miranda um tempão, não fez muitos gols no último campeonato, já tem também 34 anos se não me engano. Para mim é uma incógnita, não sei o que vai acontecer com ele. Mas enfim, está ali, o São Paulo também pode se aproximar", completa.

Já os clubes gaúchos Grêmio e Internacional são os que aparecem como quinto e sexto candidatos de Renato Maurício Prado, que aponta os dois clubes na condição devido ao final da última temporada pelo time de Renato Portaluppi, sem o mesmo rendimento de outrora, e a chegada recente de Miguel Ángel Ramírez no caso do Inter, treinador que arma sua equipe com características muitos diferentes em relação ao antecessor Abel Braga, vice-campeão brasileiro.

"O Inter e o Grêmio eu vejo um degrau abaixo. O Grêmio não vai contratar o Borré, se o Grêmio contratasse o Borré, o ataque do Grêmio ficava uma coisa complicada, não vai contratar mais. O Rafinha é ótimo, mas o Rafinha não faz diferença nesse time do Grêmio, não vai ser o Rafinha que vai elevar o patamar desse time do Grêmio. Vai ser um ótimo lateral, tudo bem, mas não vai ser a chegada dele que vai fazer o Grêmio mudar de patamar. E o Grêmio acabou o ano passado mal, o time do Renato Gaúcho fez uma temporada ruim, foi à final da Copa do Brasil, mas fez uma temporada ruim, não jogou bem", afirma o jornalista.

"O Inter eu acho que vai ter um problema sério de adaptação com o Miguel Angel Ramirez, é uma mudança de filosofia muito grande, está saindo do Abel, que fechava a casinha e buscava o contra-ataque para jogar no futebol de posição do Angel Ramirez", conclui.