Topo

Atlético-MG

Atlético-MG comemora 113 anos com expectativa de títulos e novo patamar

Galo comemora 113 anos com ações virtuais por aumento nos números da pandemia do novo coronavírus - Divulgação/Atlético-MG
Galo comemora 113 anos com ações virtuais por aumento nos números da pandemia do novo coronavírus Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2021 10h10

O 25 de março marca uma data importante para o Atlético-MG e seus torcedores. Em um dia como o de hoje (25) em 1908 nascia o Galo, que completa 113 anos nesta quarta-feira. E o aniversário chega para os atleticanos com a expectativa de um futuro diferente e mais positivo quanto à vida financeira do clube, e, principalmente, os títulos.

Com um projeto audacioso e recebendo aporte milionário de empresários denominados "mecenas" — mais de R$ 300 milhões já foram aportados —, o Atlético-MG faz contratações impactantes desde o ano passado. Nomes como o do atacante Hulk, astro internacional, o do meia argentino Nacho Fernández, craque ex-River Plate (ARG), se juntaram nesta temporada a outros já destacados como Keno, Guilherme Arana, jovens talentos também, Savarino, Alan Franco, além do ídolo Diego Tardelli, que esticou sua permanência pelo menos até maio deste ano.

A aposta atleticana em um futuro mais glorioso conta também com o grande projeto de sua nova casa: a Arena MRV. Com mais de 500 milhões provisionados em investimentos, em 2022 o clube pretende inaugurar seu estádio, construído com auxílio de parceiros, dentre esses a empresa da família Menin, a MRV Egenharia. Justamente esses empresários têm garantido uma quantia fora do comum em investimentos no departamento de futebol para tentar tirar o Galo de uma situação complicada. O Alvinegro possui mais de 700 milhões em dívidas e não fosse esse aporte de Rubens Menin e seu filho Rafael, o horizonte que hoje se abre de forma menos turva, poderia estar bem mais nebuloso.

"Hoje o Galo completa 113 anos. É uma honra presidir o clube neste momento em que está se implantando o projeto para o futuro. É esse o presente que eu, como presidente da instituição, quero dar ao clube. Um projeto de perenidade, que nos permita conquistar títulos em um futuro próximo, mas que também nos consolide como modelo de gestão. Em outras palavras, tenham certeza de que estou trabalhando muito com minha equipe para dar ao Atlético o melhor presente que poderia dar, um futuro. Nossa missão, sempre lutar e conquistar títulos, a gestão mais profissional da América Latina. Fiquem em paz, fiquem com Deus", disse o presidente Sérgio Coelho, em mensagem oficial divulgada nos canais do Galo nas redes sociais.

Justamente por esse projeto, acompanhado de grandes investimentos realizados é que a pressão por conquistas também aumenta. Em 2021 o Galo disputará competições importantes, como a Copa Libertadores, o Brasileirão, a Copa do Brasil, além do Campeonato Mineiro, já em andamento. Nessas competições entra como favorito, e carrega o peso por não ganhar o principal título nacional há 50 anos, já que o venceu apenas em 1971, na primeira edição denominada Campeonato Brasileiro.

"Já estamos dando presentes ao Atlético-MG desde o ano passado. Há exatamente um ano começou uma grande reformulação no plantel, um trabalho muito bem feito e executado pelos dirigentes e a equipe que estava aqui. Como foi colocado por mim, iríamos fazer contratações, reforçar ainda mais o nosso time, e fizemos isso no início do ano. Foram contratações pontuais. São contratações que merecem cuidado, carinho especial para trazermos jogadores que vão fazer diferença neste elenco que já é muito forte", explicou o presidente em entrevista à Rádio 98 FM, de Belo Horizonte, na manhã do dia do aniversário alvinegro.

"Para trazer jogadores com essas características, com esse estilo, não é fácil, é demorado, não se acha no mercado facilmente. Estamos tendo muito critério para fazer contratações. Reforçamos a lateral esquerda, havíamos prometido, pois tínhamos apenas o Guilherme Arana. Trouxemos o Dodô, ele está bem jogando bem, foi uma contratação acertada. Precisávamos de um jogador no meio, trouxemos o Nacho, ele está bem, espero que ele jogue como na estreia. O Hulk também. E outros jogadores que podem vir terão esse perfil", completou o dirigente.

Em um vídeo institucional divulgado pelos 113 anos do Atlético-MG, a MRV Engenharia, empresa da família Menin — mecenas alvinegros — destacou o projeto da nova casa atleticana, a Arena que levará o nome de um dos legados mais importantes dos atleticanos no mercado da engenharia nacional.

"O Atlético construiu uma jornada de 113 anos transformando sonhos em conquistas. (...) e não para por aí. O futuro está só começando", destacou a peça publicitária da MRV, atualmente maior parceira do clube.

Ações pelo aniversário

O vice-presidente atleticano também gravou uma mensagem de felicitação pelo aniversário.

"Neste momento, de tristeza mundial em razão da pandemia, hoje é um dia diferenciado. É um dia de grande alegria, pois comemoramos os 113 anos do nosso querido Clube Atlético Mineiro. Estou eventualmente servindo de forma no executivo do clube, juntamente com o Sérgio Coelho, procurando fazer um trabalho íntegro, sério, para que estimulemos os investidores, no caso os 4 R's — mecenas do clube — a poder nos ajudar e contribuir para a grandeza maior do Atlético e a inauguração da nossa arena, dentro de pouco tempo, em um ano", disse em mensagem no canal atleticano nas redes sociais, o vice-presidente José Murilo Procópio, mostrando sua carteirinha de sócio do ano de 1955.

"São mais de 60 anos de Atlético. E são esses 60 anos que me dão a grandeza, a vontade de servir mais no que eu puder fazer", completou Procópio.

O Atlético-MG não conseguirá realizar suas comemorações como desejava pelos impedimentos causados pela pandemia. Inclusive, o clube tinha pretensões de lançar seu novo uniforme hoje, mas por sensibilidade ao momento difícil — muitas mortes pela covid-19 —, a diretoria preferiu mudar os planos. Nada que tenha impedido de valorizar os 113 anos de história. Vários conteúdos têm sido postados nas redes sociais do clube, com participação de torcedores ao redor do mundo, por exemplo.

Atlético-MG