Topo

ANÁLISE

Rafael Oliveira: City está jogando mais bola, e Bayern impõe mais respeito

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 04h00

A Liga dos Campeões conheceu os oito classificados às quartas de final após avanço de Chelsea e Bayern de Munique, atual campeão. Eles se juntaram a Borussia Dortmund, Liverpool, Manchester City, Porto, Paris Saint-Germain e Real Madrid. O time bávaro, que conta com o goleador Robert Lewandowski, é apontado, ao lado do City, como favorito para levar mais uma edição da principal competição de clubes da Europa.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte, com os jornalistas Julio Gomes, Mauro Cezar Pereira e Rafael Oliveira, o favoritismo é colocado em discussão, com o atual líder do Campeonato Inglês indicado como o que pratica o melhor futebol, mas considerando também a imposição do Bayern, mesmo em uma temporada na qual oscila mais que na anterior.

"Para mim, o Manchester City é o time que tem apresentado o melhor nível de futebol recente, daí a imaginar que em um campeonato de mata-mata vai ser campeão, tem uma distância, e o Bayern atingiu um status de impor medo, de impor respeito, de passar uma confiança, uma segurança de que de alguma forma ele vai te atropelar, que eu acho que pesa muito nesse tipo de confronto", afirma Rafael Oliveira.

"São dois times que hoje estão à frente, sempre fazendo a ressalva de que na Champions esses recortes são muito importantes, porque as coisas mudam, mas hoje, em bola, em nível de futebol, para mim o City é quem está jogando mais bola, o Bayern é um time que, por status, impõe mais respeito", completa.

O jornalista destaca ainda que há um equilíbrio na edição atual da competição europeia, o que tem sido uma tendência ao considerar as duas temporadas anteriores, quando Liverpool e Bayern de Munique levaram os títulos diante de Tottenham e Paris Saint-Germain, respectivamente.

"O equilíbrio tem sido muito a cada da Champions nessas três últimas temporadas, o leque ficou mais aberto em relação a temporadas anteriores, em que a gente tinha o favoritismo mais claro. Nessa temporada, eu acho que esses dois [Manchester City e Bayern de Munique], de formas, diferentes despontam", conclui.

O sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões acontece amanhã (19), às 8h (de Brasília), com os confrontos marcados para os dias 6 e 7 de abril nos jogos de ida, com a definição em 13 e 14 do próximo mês.