Topo

Atlético-MG

Com elenco "inchado", Cuca começa mudanças estratégicas no Atlético-MG

Cuca já começa a diminuir número de jogadores no elenco principal do Galo, que contava com 46 atletas - Pedro Souza/Atlético-MG
Cuca já começa a diminuir número de jogadores no elenco principal do Galo, que contava com 46 atletas Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2021 14h08

Em sua primeira entrevista coletiva desde o retorno ao Atlético-MG o técnico Cuca deixou claro que faria uma "limpa estratégica" no grupo de jogadores. Tudo por que o elenco do Galo contava com 46 atletas no momento em que o treinador reassumiu o comando da equipe. Pois bem, na tarde de hoje (18) um anúncio no site e nas redes sociais oficiais do Alvinegro confirmou as intenções do treinador de diminuir o número de peças à disposição no time principal.

Seis revelações ainda com idade júnior retornam ao sub-20 para a sequência da Copa do Brasil da categoria: São eles: o latral Matheus Lima, os meias Rubens e Júlio César, e também os atacantes Felipe Felício, Luiz Filipe e Giovani.

"O retorno dos atletas é fundamental para a carreira deles porque, na base, você treina e joga. É muito importante para que eles tenham esse ganho de treinabilidade (...) Assim, em um período curto, podem voltar à equipe principal, que é o que todo mundo almeja", explicou o diretor de futebol de base do Atlético-MG, Erasmo Damiani.

Cuca tem uma filosofia de trabalho e gosta de ter à disposição até 30 jogadores no elenco. Quando iniciou as temporadas de 2012 e 2013 no Galo, o atual treinador atleticano utilizou exatamente essa quantidade de peças. No ano passado, pelo Santos, escalou 29 jogadores diferentes na linha, o que mostra uma referencial importante. O que deve repetir agora em 2021.

Porém, a diretoria do Atlético-MG afirma que devido ao bom desempenho desses atletas no time profissional durante as primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, todos continuarão sendo observados pela comissão técnica do time principal.

Para Damiani, é melhor o Galo manter suas promessas em atividade nas competições de base do que deixá-las em treinamentos no profissional sem a oportunidade de jogar.

Atlético-MG