Topo

São Paulo

Éder x Hulk: reforço do São Paulo rendeu mais na China e custa bem menos

Eder comemora gol pelo Jiangsu Suning, da China - Visual China Group via Getty Ima
Eder comemora gol pelo Jiangsu Suning, da China Imagem: Visual China Group via Getty Ima

Guilherme Piu e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e São Paulo

18/03/2021 04h00

Éder Citadin ou Hulk? Dois destaques do futebol chinês nas últimas temporadas vão se encontrar nesta temporada em solo brasileiro. O primeiro se acertou com o São Paulo no mercado da bola, enquanto o segundo foi confirmado com pompa pelo Atlético-MG. Em termos de popularidade, o reforço atleticano está muito à frente. Mas, pelo rendimento em campo, ainda que em realidades distintas no país asiático, os números dos atacantes foram semelhantes, mas com ligeria vantagem para o novo jogador do Tricolor.

Agora, há outra grande disparidade que volta a separar os veteranos: a remuneração da dupla no retorno ao Brasil. Éder se acertou com vencimentos de cerca de R$ 600 mil mensais em sua mudança para o Morumbi — os números são ligeiramente inferiores. O montante representa o quarto maior salário do elenco comandado por Hernán Crespo. Já Hulk ganha R$ 1,4 milhão por mês na Cidade do Galo e tem o maior salário do grupo que está sob a batuta de Cuca. Os valores incluem pagamento na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e direitos de imagem, conforme apurado pelo UOL Esporte.

Nos últimos dois anos, período em que estiveram juntos na China, Éder e Hulk participaram de 60 jogos das competições locais cada, entre Superliga Chinesa e Copa da China, de acordo com o site de estatísticas SofaScore. No período, o novo jogador do São Paulo marcou 32 gols e se responsabilizou por 15 assistências. Ao todo, foram 47 participações diretas em gols. Por outro lado, a estrela do Atlético-MG soma 30 gols e 11 assistências, com 41 participações diretas.

Vale destacar que, diferentemente de Éder, Hulk ainda disputou 20 jogos pela Liga dos Campeões da Ásia durante as três temporadas (entre 2018 e 2020). Neste período, ele marcou 11 gols e se responsabilizou por quatro assistências.

É preciso considerar ainda o que cada time fez nas competições locais. O Shanghai SIPG, ex-clube de Hulk, foi campeão da Superliga Chinesa em 2018, enquanto o Jiangsu Suning ficou na quinta posição, com 20 pontos a menos. No ano seguinte, o Shanghai SIPG foi o terceiro colocado, enquanto o Jiangsu Suning ficou na quarta posição. Em 2020, com um modelo de disputa distinto, com playoffs no fim, o time de Éder foi campeão nacional, batendo a equipe de Hulk na semifinal.

Os números em campo, aliados aos salários, indicam que o São Paulo faz boa aposta ao contratar o atacante Éder no mercado da bola. A negociação pelo jogador contou com a participação ativa do presidente Julio Casares e do diretor de futebol Carlos Belmonte Sobrinho. A dupla manteve contato com os agentes do atleta e os intermediários da MR Consulting para firmar o compromisso de duas temporadas com o atleta de 34 anos.

São Paulo