Topo

Atlético-MG

Cuca prepara limpa no elenco do Atlético-MG por "trabalho de excelência"

Cuca volta ao Atlético-MG e deve trabalhar com até 30 jogadores, como fez em outras temporadas - Pedro Souza/Atlético-MG
Cuca volta ao Atlético-MG e deve trabalhar com até 30 jogadores, como fez em outras temporadas Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

17/03/2021 04h00

O retorno de Cuca, apresentado ontem (16) como novo treinador do Atlético-MG, promete uma enorme mudança na formatação do elenco principal para a temporada 2021. Ao assumir o comando da equipe, o velho conhecido da torcida terá quer ser exímio gestor de grupo. É que a quantidade atual de jogadores no plantel do Galo demandará cortes para potencializar o trabalho do técnico, que assinou contrato de dois anos com o clube.

Atualmente, o Atlético-MG conta com mais de 40 jogadores vinculados ao seu time principal, número que Cuca considera exagerado. Por isso, há no entendimento do treinador que necessita de uma "limpa estratégica". No atual grupo, 17 jogadores são do time de transição, equipe sub-23 mantida como espécie de sparring do argentino Jorge Sampaoli, que deixou Belo Horizonte para assumir o Olympique de Marselha.

"Hoje, o Atlético-MG tem 45 jogadores [na verdade 46, segundo o Galo Digital, site de estatísticas oficiais do clube], é impossível trabalhar com esse número de atletas. Você não terá um trabalho bem desenvolvido, não terá como contentar todos os jogadores e o trabalho não será de excelência. Você tem que diminuir esse número de jogadores", explicou Cuca.

Quando iniciou as temporadas de 2012 e 2013 no Galo, Cuca trabalhou exatamente com 30 atletas, número que deve repetir agora em 2021. No ano passado, pelo Santos, o treinador usou 29 jogadores diferentes na linha, o que mostra uma referencial importante.

"Lógico que alguns [jogadores] você tem que emprestá-los, eles pegam corpo, pegam know-how saindo para depois voltarem, ou às vezes nem voltar, para serem vendidos de tão bem que vão nos outros clubes. Não tem outra saída para baixar o número de jogadores para ter um trabalho mais bem dirigido", comentou.

Antes de sua chegada ao Atlético-MG, coube ao auxiliar técnico Lucas Gonçalves comandar a equipe nos quatro primeiros jogos do Campeonato Mineiro. A campanha invicta no Estadual até aqui com o interino no comando passou pelo uso de diversos jogadores revelados pelo clube. São eles: Calebe, Neto, Echaporã, Sávio, Felipe Felício. Matheus Lima, Julio, Rubens e Iago Oliveira,

"Se tiverem os meninos despontando, automaticamente serão escalados. Hoje, a gente acompanha no Campeonato Mineiro, o outro pessoal estava de férias, voltaram, fizeram uma semana de treinamento, estarão em condição de jogar na próxima sexta-feira [contra o Coimbra, na quinta rodada do Mineiro], e vamos usando os jogadores conforme a necessidade", explicou o treinador.

Atlético-MG