Topo

Elogiado por Pelé, Cristiano Ronaldo agradece: 'Sentimento mútuo'

Pelé e Cristiano Ronaldo em 2008 - AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Pelé e Cristiano Ronaldo em 2008 Imagem: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2021 10h36

Após marcar três gols e conduzir a Juventus ao triunfo por 3 a 1 sobre o Cagliari, pelo Campeonato Italiano, e quebrar o recorde de gols de Pelé em jogos oficiais, Cristiano Ronaldo recebeu elogios do próprio Rei do Futebol, que, em suas redes sociais, disse admirar muito o atacante português.

Na mesma publicação de Pelé, Cristiano Ronaldo aproveitou para agradecer o carinho do ídolo brasileiro e dizer que a admiração é mútua.

"Meu amigo, Pelé, muito obrigado pelas suas palavras, pelo seu carinho e pela sua amizade. Sabe que esse sentimento é mútuo. Guardamos esse abraço para quando pudermos estar novamente juntos e esperemos que seja em breve! Tudo de bom e muita saúde!", escreveu o português.

Quebra de recorde

Antes de responder Pelé, Cristiano Ronaldo já havia usado suas redes sociais para homenagear o brasileiro em um longo texto em que explicou que considera que o ex-jogador marcou 767 gols em jogos oficiais, considerando seus gols pela seleção do estado de São Paulo e seleção militar do Brasil.

"As últimas semanas foram recheadas de notícias e estatísticas, considerando-me o maior artilheiro da história do futebol, ao superar os 757 gols oficiais de Pelé. Embora eu seja grato por esse reconhecimento, agora é hora de explicar por que não reconheci aquele registro até este momento.

Minha admiração eterna e incondicional pelo senhor Edson Arantes do Nascimento, assim como o respeito que tenho pelo futebol de meados do século 20, me levou a levar em consideração seus 767 gols, assumindo seus 9 gols pela seleção paulista, assim como seu gol pela seleção militar brasileira, como gols oficiais. O mundo mudou desde então e o futebol também mudou, mas isso não significa que podemos simplesmente apagar a história de acordo com os nossos interesses.

Hoje, ao atingir a marca do 770º gol oficial na minha carreira profissional, as minhas primeiras palavras vão direto para Pelé. Não há jogador no mundo que não tenha sido criado ouvindo histórias sobre seus jogos, seus objetivos e suas conquistas, e eu não sou exceção. E, por esse motivo, fico muito feliz e orgulhoso ao reconhecer o gol que me colocou no topo da lista de artilheiros no mundo, superando o recorde de Pelé, algo que eu nunca poderia ter sonhado enquanto era criança madeirense.

Obrigado a todos aqueles que fizeram parte desta incrível jornada comigo. Aos meus companheiros, aos meus adversários, aos fãs do belo jogo em todo o mundo e, acima de tudo, à minha família e amigos próximos: confiem em mim quando digo que não teria conseguido sem vocês.

Agora, mal posso esperar pelos próximos jogos e desafios! Os próximos registros e troféus! Acredite em mim, essa história ainda está longe de acabar. O futuro é amanhã e ainda há muito a ganhar para a Juventus e Portugal!

Junte-se a mim nesta jornada! Vamos!", escreveu Cristiano Ronaldo.

Caça ao líder no Italiano

Com a vitória, a Juventus chegou a 55 pontos no Campeonato Italiano, e manteve a terceira colocação, com apenas um ponto a menos que o Milan, vice-líder. A Inter de Milão é a primeira colocada, com 65 pontos.