Topo

Salgueiro bate o Santa Cruz e conquista primeira vitória no Nordestão

Santa Cruz perdeu para o Salgueiro pela Copa do Nordeste - Reprodução/Nordeste FC
Santa Cruz perdeu para o Salgueiro pela Copa do Nordeste Imagem: Reprodução/Nordeste FC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

11/03/2021 20h02

O Salgueiro venceu o Santa Cruz, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11), no Estádio Cornélio de Barros, em Pernambuco. Com o resultado da partida, que abriu a terceira rodada da Copa do Nordeste, o clube saltou três posições e passou a ocupar a 5ª colocação na tabela do Grupo B. O Santa, por outro lado, continua na lanterna do Grupo A, sem pontos marcados na competição.

Salgueiro não perde tempo e marca no começo

O único gol da partida saiu dos pés de Leozão, aos 3 minutos do primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, a bola viajou à área do Santa Cruz e Leozão subiu com liberdade, cabeceando para colocar o Salgueiro na frente. Com o gol anotado, o atacante assume a artilharia do Salgueiro com quatro gols na temporada, sendo três pela Copa do Nordeste.

Durante o primeiro tempo, o Salgueiro teve oportunidades melhores. Ao Santa Cruz, faltou um pouco de organização para concluir melhor as jogadas. Ainda assim, a partida teve poucas emoções durante os 45 minutos iniciais.

Primeiro tempo de rivalidade

A rivalidade entre Salgueiro e Santa Cruz é marcada por jogos sempre difíceis que se acentuaram depois da final do Pernambucano do ano passado. Rivalidade essa que resultou em tempo fechado entre jogadores em lance aos 7 minutos envolvendo Moreilândia e Chiquinho, de Salgueiro e Santa Cruz, respectivamente.

Após o desentendimento, Chiquinho cobrou falta diretamente para o gol. A bola passou perto da meta de Lucas Ferreira, mas não entrou. Não demorou muito e aos 22 minutos os ânimos se exaltaram novamente. Desta vez, com Sinho e Pipico se estranhando em campo.

Cobra Coral não consegue concluir

Santa Cruz teve boa troca de passes durante todo o primeiro tempo na intermediária, maior posse de bola e mesmo com Léo Gaúcho no ataque, não conseguiu chegar em condições de finalizar. Ao contrário do jogo contra o ABC, a equipe usou muito as laterais, mas, mesmo assim, não conseguia chegar ao gol. A falta de objetivo resultou em vacilos que renderam contra-ataques do Salgueiro.

Segundo tempo de pressão do Santa Cruz

Na volta do segundo tempo, o Santa Cruz começou a marcar com força, pressionando a saída de bola do Salgueiro. No primeiro lance do time, em menos de um minuto, o Santa já tentava chegar à área adversária, mas a jogada não deu certo. Duas chances boas surgiram aos 6 e 7 minutos, ambas defendidas pelo goleiro Lucas Ferreira.

Na primeira oportunidade, o atacante Léo Gaúcho cabeceou de dentro da área e levou muito perigo. Lucas jogou para escanteio. Após a cobrança, a bola sobrou para Danny Moraes; dessa vez, a defesa de Lucas foi mais segura. O goleiro, entretanto, reclamou de dores e precisou de atendimento.

Aos 16 minutos, Alan Cardoso chegou novamente em velocidade pela esquerda, mas o cruzamento saiu forte demais e a bola passou por todo mundo.

Salgueiro aproveita espaços do Santa

O Salgueiro tentou aproveitar as chances que surgiam com o espaço dado pela pressão do Santa Cruz para tentar marcar o segundo. Aos 17 minutos, após uma jogada bem trabalhada, o atacante Cássio Ortega finalizou com força, mas mandou para fora.

O jogo continuou intenso, mas as oportunidades efetivas de gol foram diminuindo. As defesas passaram a chegar com mais força, interrompendo algumas jogadas no meio de campo.

Perto dos 30 minutos, o Salgueiro começou a retomar o domínio do jogo. Em um desses lances de perigo, Moreilândia ficou com rebote e chutou forte, mas a bola foi para fora. Aos 32, foi a vez de Tarcísio tentar a sorte, novamente a finalização foi para longe do gol. Cássio Ortega também teve a chance dele aos 35, mas o goleiro Martín Rodríguez defendeu.

Nos cinco minutos de acréscimo, ambos os times tentaram criar oportunidades. O Santa Cruz pressionou mais, mas não conseguiu concluir bem. No último lance do jogo, em cobrança de falta, o Tricolor teve a chance de empatar a partida, mas a zaga do Salgueiro afastou com Leozão.

Pendurado

Danny Morais levou cartão amarelo aos 41 minutos. Ele já foi advertido com cartão amarelo em quatro jogos nesta temporada. Está pendurado tanto no Campeonato Pernambucano quanto na Copa do Nordeste.

Destaque do jogo

Cassio Ortega foi um dos destaques em campo. Sempre se movimentando bem e sendo acionado, fez fila aos 42 do primeiro tempo, mas não conseguiu finalizar no gol e acabou fazendo falta. Aos 35 da etapa final, chutou de fora da área e obrigou o goleiro Martín Rodríguez a fazer boa defesa.

FICHA TÉCNICA

SALGUEIRO 1 X 0 SANTA CRUZ
Data: 11/03/2021 (Quinta-feira)
Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Auxiliares: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José dos Santos Amador (BA)
Cartões amarelos: Bruno Sena (SAL), Moreilândia (SAL), Tarcísio (SAL), Caetano (STA), Paulinho (STA), Danny Morais (STA) e William Alves (STA)
Gols: Leozão

SALGUEIRO
Lucas Ferreira; Sinho, Ranieri, Leozão, Alan Pires, Bruno Sena, Moreilândia, Felipe Baiano (Raimundinho), Tarcísio, Thomas Anderson (Daniel Passira) e Cássio Ortega.

Técnico: Daniel Neri

SANTA CRUZ
Martín Rodríguez; Augusto Potiguar, William Alves, Danny Morais (Italo Melo), Célio Santos (Alan Cardoso), Caetano, Paulinho (Ítalo Henrique), Didira (Felipe Almeida), Chiquinho, Léo Gaúcho e Pipico (Vinícius Balotelli)

Técnico: Bazílio Amaral