Topo

Fluminense

Flu liga modo 'secador' e tenta milagre por vaga direta na Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2021 04h00

O empate com o Santos atrapalhou os planos do Fluminense de conseguir a vaga para a fase de grupos da Libertadores. O São Paulo, com dois jogos a menos, é o principal candidato e pode resolver a questão já nessa segunda, quando visita o Botafogo, no Nilton Santos.

Para o Fluminense a conta é bem simples. O São Paulo não pode fazer dois pontos nos dois jogos finais. Caso isso aconteça, os paulistas chegarão aos 65 e não poderão mais ser alcançados. Se o Tricolor do Morumbi somar apenas um ponto em dois jogos, os cariocas precisam de uma simples vitória sobre o Fortaleza, no Maracanã - empata com 64 pontos, mas supera o rival no número de vitórias.

A missão quase impossível é para conquistar a vaga sem depender do título do Palmeiras na Copa do Brasil. Caso o Alviverde bata o Grêmio e fique com a taça, o Fluminense precisará de um empate para garantir presença na fase de grupos. Se perder para o Fortaleza, terá que secar o Grêmio contra o RB Bragantino, em Bragança Paulista.

Portanto, o Fluminense terá que ativar o modo 'secador' para terminar a temporada melhor posicionado. Apesar da bela campanha, os jogos finais decidirão se o time terá que jogar a pré-Libertadores ou já entrará direto na fase de grupos. Isso representa dois jogos eliminatórios a mais.

"É concentrar nossa força toda no jogo contra o Fortaleza, tentar fazer o nosso melhor, deixar tudo dentro campo. O apoio, a energia boa do nosso torcedor, que tem acontecido, tem chegado para gente, e é muito legal viver esse momento. Mais uma vez a gente pede demais o apoio deles para que nossos jogadores façam uma excelente partida e consigam a vitória tão importante e, com certeza, alguma coisa boa vai acontecer. Esses meninos estão se dedicando ao máximo, com muita entrega, muita responsabilidade com a nossa camisa, nossa instituição. Tenho certeza que vai acontecer alguma coisa muito boa pare eles", disse o técnico do Fluminense, Marcão.

Os quatro melhores brasileiros do Campeonato Brasileiro, o campeão da Libertadores (Palmeiras) e o campeão da Copa do Brasil (a definir) já entram diretamente na fase de grupos. Como o Alviverde pode ficar com a taça, a vaga poderá ser destinada ao 5º melhor na competição de pontos corridos.

As duas últimas vagas de brasileiros são na pré-Libertadores. Os times já entram na fase 2. O "Brasil 7" encara o Ayacucho-PER e, se passar de fase, o vencedor de Del Valle-EQU ou "Chile 4". Já o "Brasil 8" medirá forças com o Deportivo Lara-VEN, e se vencer, quem passar de San Lorenzo-ARG ou "Chile 3".

Fluminense